Rio gera mais de 10% do PIB nacional do turismo

Foto: Alexandre Macieira / Riotur

O setor de turismo contribuiu em US$ 6,5 bilhões para o PIB do Rio de Janeiro em 2016, o montante representa 4,9% da economia da cidade e 11,5% do segmento no Brasil. No entanto, menos de 6% dos gastos dos turistas na cidade são do mercado externo, revelou um estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC na sigla em inglês).

O estudo Latin America City Travel & Tourism Impact é parte de uma série mundial que analisa a contribuição do setor de turismo na economia das cidades e na geração de empregos. O estudo cobre 65 cidades no mundo, seis delas na América Latina.

Os números sugerem que sediar a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 teve um impacto limitado no PIB do turismo da cidade. Em 2014, houve um pequeno aumento no número de visitantes, entretanto, essa tendência não se manteve. Em 2016, como acontece frequentemente com mega-eventos, houve uma significativa dispersão para outras cidades e planos de viagem para o Rio de Janeiro foram adiados ou cancelados. O aumento no número de visitantes estrangeiros foi ofuscado pela queda no número de visitantes do mercado doméstico devido à recessão.

Fonte: Brasilturis