Festival Rio na Rua agita as ruas da Lapa neste fim de semana

A cantora e percursionista Julia Vargas apresenta o show Pop Banana, com uma conexão entre o popular e a poesia.

O Rio na Rua deste fim de semana terá programação especial, com dois dias de shows. Na sexta-feira, 24 de novembro, a cantora Julia Vargas se apresenta ao lado do artista plástico Felipe Carvalho. No sábado, dia 25, a Facção Caipira faz o show enquanto o artista Bragga prepara sua obra.As apresentações gratuitas acontecerão nos Arcos da Lapa, com ativações a partir das 19 horas, e início dos shows e live paintings às 22h30.

Sexta-feira – Toda a musicalidade de uma das apostas cariocas no cenário musical, de graça aos frequentadores da Lapa. A cantora e percursionista Julia Vargas apresenta o show Pop Banana, com uma conexão entre o popular e a poesia. Um espetáculo onde a música e as performances de Júlia no palco transparecem claramente sua primeira formação artística: a dança. Apontada por músicos, críticos e público como grande aposta da MPB da atualidade, Julia Vargas tem dois discos autorais e vem se consolidando no cenário musical carioca e chamando atenção de nomes como Milton Nascimento, Ivan Lins, Alceu Valença, Pedro Luís, entre outros.

Enquanto isso, o artista plástico Fernando Carvalho imprime no painel do Rio na Rua sua visão do que representa o “espírito do verão carioca”. Seguindo seu estilo, deve retratar o tema mesclando as influências de seu local de origem – O Morro da Conceição -, a estilos musicais como o samba e o rap, fortalecendo suas raízes e ancestralidade.

Sábado – Para continuar a festa, a Facção Caipira une a química entre o vocal rasgado e a guitarra de Jan Santoro, a inventiva gaita de Daniel Leon e a precisa e acelerada cozinha do baterista Renan Carriço e do baixista Vinícius Câmara. A banda fluminense mistura blues e MPB no show deste sábado, com repertório eclético e contagiante do álbum “Homem Bom”.

O live paiting da noite fica por conta do grafiteiro Bragga. O artista começou a pintar nas ruas do Rio de Janeiro em 1998. Autodidata, sempre se destacou por sua linguagem autoral. Atualmente desenvolve uma série abstrata que tem como referências a música, o improviso e a velocidade.

Rio Na Rua – o projeto de arte e música nas ruas entra em sua fase final. No início de dezembro, o projeto se encerra com uma grande surpresa aos cariocas. Sempre em locais de grande concentração de bares e pessoas que estão curtindo a noite, o Rio na Rua já passou por lugares como Baixo Gávea, Praça Varnhagen, Nelson Mandela, São Salvador, Praça Garota de Ipanema, entre outros. Os shows são abertos ao público, gratuitos e possuem estrutura que permite ao público estar perto dos artistas, proporcionando uma experiência diferente em seu momento de descontração com amigos.

O Rio na Rua conta ainda com uma equipe de limpeza que toma conta do local da ativação, sem deixar nenhuma sujeira para trás. O objetivo é levar apenas benefícios ao Rio de Janeiro. A Rádio Ibiza disponibiliza o setlist do Rio na Rua em seu app.

Programação:

ARCOS DA LAPA
Ativações a partir das 19 horas.
Shows às 22h30

SEXTA-FEIRA – 24 de novembro
Julia Vargas – show a partir das 22h30
Felipe Carvalho – live painting

SÁBADO – 25 de novembro
Facção Caipira – show a partir das 22h30
Bragga – live painting