Feriadão atrai turistas para o interior fluminense

Paraty, RJ

O fluxo nas estradas do interior fluminense será intenso durante o feriado. Segundo a Associação de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro – ABIH-RJ – a média de ocupação nos hotéis do Estado está em 67%. As cidades mais procuradas são Angra dos Reis, 95%; Nova Friburgo, 90%; e Paraty, 80%.

Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, comemora as ótimas taxas de ocupação do interior, lembrando que o carro chefe do material promocional da Setur é o Rio+3, um guia que estimula os turistas a visitar cidades localizadas a até três horas de distância da Capital. Ele também destaca o grande movimento já constatado nas rodoviárias da cidade do Rio de Janeiro e do interior.

– De acordo com a Concessionária Nova Rio, o feriado levará mais de 236 mil pessoas ao terminal carioca. Estão programados 7.790 ônibus, sendo 1.440 horários extras. A maioria dos veículos irá para cidades localizadas nas regiões turísticas da Costa do Sol, Costa Verde e Serra Verde Imperial. Já no interior os terminais do Norte e Noroeste Fluminense já estão com esquema especial. Em Campos dos Goytacazes, a principal empresa de ônibus, já tem prevista a saída de 204 ônibus, sendo 22 extras. Entre os destinos mais procurados estão o Rio de Janeiro, Macaé e a Costa do Sol.

Angra dos Reis, RJ

Outras cidades do interior que registram boas taxas de ocupação são Búzios, com 70% dos quartos ocupados, Arraial do Cabo, com 71% e Vassouras com 65%. Já a Capital registra, até o momento, 50% dos quartos reservados para este feriado. Alguns bairros destacam-se como os mais procurados. É o caso de Leme/Copacabana e Ipanema/Leblon, que já têm 65% de quartos reservados para a data. A expectativa do presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, é chegar a 75%.

O secretário estadual, Nilo Sérgio, lembra que destinos que promovem eventos durante os finais de semana e feriados prolongados conseguem atrair um grande fluxo de visitantes. Neste feriadão, por exemplo, Nova Friburgo, na região turística Serra Verde Imperial, começa a 17ª edição do Festival da Truta. O evento, que durará todo o mês de novembro, vai reunir 25 restaurantes onde os chefs vão preparar diferentes pratos com o peixe. A cidade, a maior produtora do Estado, é conhecida como a “capital da truta”.

Country Clube de Nova Friburgo

Já na região do Vale do Café, a atração é o 10º Festival Cine Música, que será realizado em Conservatória, distrito de Valença, de 3 a 5 de novembro. O evento terá como tema a presença feminina na música brasileira e irá focar em mulheres fortes e de importância fundamental na vida cultural do país.

Os turistas que se dirigirem a Resende, município localizado nas Agulhas Negras, poderão aproveitar o Circuito Gastronômico que reúne 14 estabelecimentos. O evento, que acontece até 30 de novembro, oferece pratos gourmet a preços populares. E quem frequentar três estabelecimentos diferentes e pedir um dos cinco pratos do circuito, ganhará de brinde um prato estampado com atrativos locais como a Ponte Velha, a Fundação Casa da Cultura, o Espaço Z (antigo Mercado Municipal) e a Igreja Matriz – todos tombados pelo Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico do Município.

Informações: Setur