Atrativos turísticos do interior do Estado atraem visitantes neste feriado

Cabo Frio, RJ

Os destinos do interior do Estado mais uma vez se destacam com grande procura de turistas no feriado de Nossa Senhora Aparecida. A ocupação hoteleira média está em 84,33%. Vassouras, Cabo Frio e Angra dos Reis lideram a procura, com mais de 95% de quartos ocupados, seguido de Búzios, Arraial e Teresópolis, com 90%. A pesquisa foi realizada pela Associação de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro – ABIH-RJ.

Nilo Sergio Felix, secretário de Estado de Turismo destaca que, nesta época do ano, a procura por destinos de praia aumenta. No entanto, municípios que oferecem, além de seus atrativos turísticos, eventos nos feriados prolongados, recebem maior atenção dos turistas.

– Unir descanso, beleza e diversão. É esta a grande procura dos viajantes. Cabo Frio, por exemplo, promove até dia 13, o Festival Curta Cabo Frio, com mostras competitivas de curta metragens de todo o país. Em Teresópolis, um evento de Teatro de Rua, com apresentações artísticas, palestras e rodas de comentários, também está atraindo visitantes para a cidade.

Na Capital, no desempenho por categoria, os hotéis de 3 estrelas estão na frente, com média de 65%, enquanto os de cinco estrelas têm 58% de reservas, e os de 4 estrelas, 53%. Os bairros com melhor desempenho são Leme/Copacabana (75%) e Ipanema/Leblon (67%). Na sequência, estão Centro (47%), Botafogo (43%) e Flamengo (41%).

Para o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, alguns bairros podem chegar a 85% de ocupação, em função do fim de semana prolongado, reforçado pelo calendário de eventos. Segundo levantamento da entidade, a ocupação média acumulada de janeiro a julho deste ano registrou média de 50%.

Em 2016 não houve pesquisa, pois o dia 12 de outubro caiu em uma quarta-feira. Em 2015, a ocupação fechou em 72%, porém, naquela ocasião, o parque hoteleiro contava com pelo menos 20 mil quartos a menos.

Informações: Setur