Evento destaca o poder ecológico da Baixada Fluminense

Magé, município localizado na região turística da Baixada Verde, vai comemorar no próximo sábado, 23/09, o 33º aniversário da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim, o maior manguezal remanescente do estado do Rio de Janeiro. O evento, aberto ao público, oferece várias atividades, como remada, mutirão para retirada de lixo, oficina de bambu e distribuição de mudas nativas, entre outras.

Para Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, essa iniciativa mostra não apenas a importância da preservação do local, mas, principalmente, divulga a força dos atrativos ecológicos da região.

– Os técnicos da Setur e da TurisRio estão trabalhando para fortalecer esse maravilhoso patrimônio ambiental que a Baixada Verde apresenta. Magé se destaca com os manguezais, berços da vida marinha, e, ainda, por grande parte de sua área estar localizada dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O município apresenta preciosidades ecológicas que despertam o interesse não apenas dos turistas nacionais, mas, principalmente, dos internacionais. Cabe ressaltar que, segundo o Ministério do Turismo, natureza e ecoturismo são o segundo principal motivo das viagens realizadas por estrangeiros ao Brasil.

A Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapi-Mirim possui 14 mil hectares de manguezais, bairros rurais e mar. O local agrada até mesmo os visitantes mais exigentes. A praia de Piedade, no município de Magé, tem manguezal dos dois lados, com a ilha de Paquetá ao longe. De lá é possível visualizar as montanhas do Rio de Janeiro, de Niterói e da região serrana.

Segundo os organizadores do evento, uma das atrações do dia será uma remada que sairá da praia da Piedade (Magé) e irá até a foz do rio Iriri. Canoas, caiaques e stand-ups estão convidados a deixar as águas da Baía mais coloridas, sem provocar poluição. Já está confirmada a ida de uma canoa havaiana de 6 pessoas que sairá de Itaipu, Niterói.

Para os que são mais da terra, além de apreciar embarcações diferentes, a manhã terá várias atividades. O mutirão de limpeza da praia, cadastrada na Semana Mundial de Limpeza do Planeta, vai ajudar a deixar o manguezal mais livre para novas árvores crescerem. Já na apresentação do filme “Mar Urbano”, o diretor Ricardo Gomes vai contar sobre as lindas imagens de mergulhos feitos na Baía de Guanabara.

No local, estarão também, produtores locais que irão mostrar e vender seus produtos, e escoteiros que darão uma oficina de trabalhos com bambu. Para animar, a banda Dedos em Som tocará no evento. O 33º aniversário da APA acontece das 9h às 12h. O encontro é na praia da Piedade, em Magé. Para mais informações, clique aqui.

Informações: Setur