Seis exposições gratuitas para visitar até o final do ano

Confira seis exposições gratuitas em cartaz nos centros culturais do Rio de Janeiro que você precisa visitar.

TROPICÁLIA – UM DISCO EM MOVIMENTO

Inspirada no LP “Tropicalia ou Panis et Circensis” (de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé), a exposição comemora os 50 anos do movimento musical e cultural ocorrido no Brasil no final dos anos de 1960. A partir da capa emblemática e das letras das canções do disco, a curadoria sintetiza em som, imagens e objetos um olhar sobre uma obra marcada pela cultura pop, referências ao modernismo brasileiro, radicalidade política e irreverência estética.

Local: CCBB RJ (Rua Primeiro de Março, 66, Centro)
Visitação: quarta a segunda, 9h às 21h (até 18/9)

ARTENASIA FOTOGRÁFICA

Temáticas recorrentes ao universo fotográfico – retratos, paisagens, objetos, vegetais – foram o ponto de partida para a curadora Marcia Mello na composição da mostra montada especialmente para o Espaço Cultural BNDES. Ailton Silva, Cris Bierrenbach, Francisco Moreira da Costa, Mauro Fainguelernt, Ricardo Hantzschel, Roger Sassaki e Tiago são os fotógrafos que compõe o portfólio da exposição.

Local: Espaço Cultural BNDES (Av. Chile, 100, Centro)
Visitação: segunda a sexta, 10h às 19h (até 22/9)

MESOPOTÂMIA NO BRASIL – FOTOGRAFIA E VÍDEO

A exposição é um percurso fotográfico e poético com imagens feitas por Edouard Beau no Iraque, entre 2012 e 2013. Inédita, a série se organiza entre as questões territoriais do país e a observação do cotidiano de seus habitantes. Cada uma das regiões do Iraque é retratada, através de uma abordagem fotográfica do patrimônio arqueológico do Iraque e notadamente de certas regiões antigas como Babilônia, Nimrud e Nínive.

Local: Galeria Aliança Francesa (Rua Muniz Barreto, 746, Botafogo)
Visitação: segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 10h às 12h (até 1/10)

MEMÓRIAS DO ESPORTE

Entre os dias 16 de agosto e 1 de outubro, o Centro Cultural Correios Rio de Janeiro recebe a segunda edição da mostra “Memórias do Esporte”. A visitação, gratuita, acontece de terça a domingo, das 12h às 19h. Na exposição, o visitante pode conferir objetos raros e fotografias, além de uma seleção de filmes sobre o tema, que pretendem resgatar a memória do esporte por meio de importantes momentos históricos.

Local: Centro Cultural Correios (Rua Visc. de Itaboraí, 20, Centro)
Visitação: terça a domingo, 12h às 19h (até 1/10)

O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS

Desenvolvida pelo duo de artistas digitais VJ Suave, formado por Ygor Marotta e Ceci Soloaga, a instalação une realidade virtual, animação 3D, programação, áudio espacializado e uma ferramenta de criação de games para dar vida a uma floresta repleta de elementos e personagens. Lá o espectador é livre para escolher seus caminhos e ações, podendo se relacionar com o cenário, pegar objetos, interagir com personagens e também com seu próprio corpo. A cada escolha que faz, o ambiente reage de maneira diferente, resultando em uma jornada única e surpreendente.

Local: CAIXA Cultural RJ (Av. Alm. Barroso, 25, Centro)
Visitação: terça a domingo, 10h às 21h (até 15/10)

EM TEMPO – 17 ANOS DE PeRiGo

O nome PeRiGo deriva da junção das primeiras sílabas dos Estados onde cada um nasceu: Edineusa Bezerril em Pernambuco, Denize Torbes no Rio de Janeiro e Fábio Borges em Goiás. Cada artista do Grupo desenvolve separadamente seus trabalhos em pintura, porém os três estão unidos pela diversidade das técnicas de produção de peças em cerâmica.

Local: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro)
Visitação: terça a domingo, 10h às 17h (até 22/10)

Informações: Divulgação