Secretaria Estadual de Cultura vai criar Comissão de Gastronomia

Nesta quinta, 8 de Junho, às 18h30, a Secretaria de Estado de Cultura lança o edital público para eleger a primeira Comissão de Gastronomia do Estado do Rio de Janeiro. Iniciativa conjunta da Superintendência de Economia Criativa, da Incubadora Rio Criativo e da Comissão de Cultura da Alerj, a comissão é uma das diretrizes propostas no Marco Referencial da Gastronomia como Cultura do Estado do Rio de Janeiro (Lei 7180/2015), que tem como objetivo abordar a gastronomia como manifestação político-cultural e fortalecer as culturas alimentares regionais, as atividades produtivas, comerciais, educacionais e artísticas ligadas à comida, a sociedade e o território.

A partir do documento, vinte representantes da sociedade civil serão eleitos para compor um grupo de trabalho junto a sete representantes do Poder Executivo, um representante do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado, e um da Comissão de Cultura da Alerj. Eles terão a incumbência de acompanhar as diretrizes da lei, conferir o selo Gastronomia é Cultura e fomentar a Semana da Gastronomia do Estado do Rio, que ocorrerá na terceira semana de setembro. Participam do pleito lideranças que atuam, por exemplo, com Quilombolas, Mulheres, Direito Humano à Alimentação e Agricultura Familiar. As candidaturas serão aceitas entre os dias 8 de junho e 19 de julho.

Além da candidatura às representações de segmentos ligados à Alimentação e Cultura, o público poderá participar como eleitor para eleger os membros da comissão. O evento contará com as presenças do Secretário de Cultura, André Lazaroni, do presidente da Comissão de Cultura da Alerj, Zaqueu Teixeira, e representantes do Grupo de Trabalho Gastronomia como Cultura, responsável pela elaboração do Marco Referencial.

As informações completas sobre o processo de eleição do edital serão divulgadas durante o lançamento e estarão disponíveis na página da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro. Para conhecer o Marco Referencial da Gastronomia como Cultura, clique aqui.
 Cronograma:

Cadastro de eleitores e candidatos: 08/06, às 10h a 19/07, às 18h;

Publicação dos Eleitores e Candidatos habilitados: 25/07, às 10h;

Votação: de 07/08, às 10h, a 11/08, às 18h;

Resultado da votação: 15/08, às 11h.

Serviço:

Quinta (8),  às 18h30

FACHA (Faculdade Hélio Alonso): Rua Muniz Barreto, 51 – Botafogo

Entrada franca