Turismo sustentável é importante para a conservação dos parques nacionais

A 2ª Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT), em Cuiabá (MT), reuniu empreendedores e gestores públicos para discutir a sustentabilidade no turismo. Durante o evento, representantes do Sebrae-RJ apresentaram dados colhidos a partir da vivência nos parques nacionais da Tijuca, Serra dos Órgão, Itatiaia, Jurubatiba e Bocaina. Todos eles têm atrações turísticas exploradas com atividades de aventura, ecoturismo e contemplação do ambiente natural preservado.

“Pudemos observar que os negócios em torno dos atrativos como hospedagem e alimentação, além dos demais serviços turísticos oferecidos aos visitantes, dinamizaram a economia local e reforçaram a necessidade de manutenção das áreas protegidas”, avaliou Flávio Gueiros, do Sebrae-RJ.

Parque Nacional da Tijuca

Segundo o representante da Ong WWF Brasil, Oswaldo Alfonso, o turismo é um fator importante na manutenção da preservação dos parques nacionais, na medida em que aproxima a realidade das áreas preservadas dos visitantes e desperta interesse e engajamento:

“O turismo é a forma mais viável de manter as áreas protegidas conservadas e defendidas pela sociedade, pelos empreendedores e pelos gestores dos atrativos naturais”, disse.

O evento reuniu profissionais da área de turismo para palestras e divulgações

Informações: Portal Brasil / Ministério do Turismo / Divulgação