Petrópolis celebra a Semana Santa com procissões, missas e corais

Procissões passarão pelas principais ruas do Centro Histórico de Petrópolis (Foto: Bruno Rodrigues)

A cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, começa uma programação voltada para Semana Santa a partir desta quarta-feira (12). Ruas principais da cidade serão bloqueadas 30 minutos antes da passagem dos cristãos e depois serão liberadas. Às 20h, a “Procissão do Encontro” vai partir de dois locais do município. Um grupo sairá da Catedral São Pedro de Alcântara e outro grupo, da Igreja do Rosário. O ponto de encontro será a Praça Dom Pedro. De lá, a caminhada segue até o Colégio Santa Isabel.

Na Sexta-feira Santa (14), às 16h, a “Procissão do Senhor Morto”, começa na Catedral, percorre as ruas da Imperatriz, do Imperador, Nelson de Sá Earp, Praça da Liberdade, Avenida Koeler, e retorna para a Catedral. A partir das 15h, será realizada uma encenação da Paixão de Cristo em Itaipava, distrito de Petrópolis, saindo do Terminal em direção ao Parque Municipal.

Distrito de Corrêas

Nesta quarta (12), Corrêas realiza a “Procissão do Encontro”, às 19h30. Dois grupos partem da Rua Ângela Santana de Souza e da Rua Olaria, ambos em direção à Paróquia Nossa Senhora do Amor Divino. Na Sexta-feira Santa (14), a “Procissão do Senhor Morto”, está marcada para 16h30, com partida da Igreja indo até a Rua Álvares de Azevedo e voltado ao ponto de partida. O trajeto é o mesmo para a “Procissão do Silêncio”, a ser realizada no sábado (15), às 5h.

Distrito da Posse

Já a Posse, distrito de Petrópolis, reúne fiéis para uma caminhada nesta quarta, a partir das 20h, com saída da Matriz São João Batista, passando pela Rua Princesa Isabel e seguindo até o Centro de Artes e Esportes Unificados Corte Rio. Na quinta (13), a procissão vai ter início às 22h30, no CIEP Gabriela Mistral, seguindo até a Praça Flávio Castrioto e retornando ao CIEP. Na Sexta-feira Santa (14), a procissão está marcada para 18h30, partindo do CIEP até a Matriz, passando pela Estrada União e Indústria e a Rua São João Batista. No sábado (15), o trajeto será o mesmo, tendo início partir de 23h30. No domingo (16), uma marcha dos cristãos acontece entre a Matriz e a Praça Flávio Castrioto, retornando à Matriz, às 20h30.

De acordo com a prefeitura, durante as procissões havará patrulhamento e orientação de trânsito na Catedral, Posse, Corrêas, Itaipava e também na Feira do Pescado.

O Coral dos Canarinhos de Petrópolis vai se apresentar durante a Missa de Páscoa da Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Corais

O coral do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis vai participar de uma série de apresentações durante a Semana Santa, entre os dias 13 e 16 de abril. As celebrações acontecem na Igreja do Sagrado Coração de Jesus e são abertas ao público.

Nesta quinta-feira (13), o Coral dos Canarinhos de Petrópolis canta na Missa do Lava-Pés, a partir das 19h30. De acordo como o maestro Marco Aurélio Lischt, o rito religioso lembra o gesto feito por Jesus durante a Última Ceia, quando lavou os pés de seus apóstolos, em um gesto de purificação e humildade.

Já na Sexta-feira Santa (14), às 15h, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis participa da ‘Celebração da Paixão de Nosso Senhor’, que segundo o maestro, relembra o momento da crucificação e da morte de Cristo. No domingo (16), às 10h, o Coral dos Canarinhos acompanha a Missa de Páscoa, marcando a ressurreição de Jesus para a vida eterna. A Igreja do Sagrado Coração de Jesus está localizada na Rua Montecaseros, número 95, no Centro de Petrópolis.

“As apresentações dos coros durante o período pascal fazem parte da nossa história e tradição. Além de celebrarmos todo o significado que essa data tem para os católicos, também aproveitamos esse momento para dar mensagens de paz e esperança ao público”, afirmou o maestro.

Informações: Prefeitura de Petrópolis