Turismo pode ser a solução para conter crise no Brasil

Marcelo Alves (Riotur), Vinicius Lummertz (Embratur), Andréia Repsold (LIDE Rio), Nilo Félix (Secretaria Turismo RJ e Fornatur); em pé – Carlos Carvalho (empresário), Paulo Senise (TurisRio), Marco Aurélio Flores (empresário), Alberto Alves (Ministério do Turismo), Fábio Maia (empresário)

“O turismo é o setor que tem maior chance de ajudar o Brasil a sair da crise econômica”, afirmou na última segunda-feira (3) o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, durante encontro promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE RIO). O Fórum Empresarial do Turismo foi realizado no Rio de Janeiro e contou, ainda, com a presença do secretário Executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves.

Durante sua apresentação, Lummertz destacou a relevância da capital fluminense para o turismo brasileiro. “O Rio de Janeiro vai saber enfrentar as adversidades e retomar o crescimento do fluxo turístico internacional. Os novos equipamentos turísticos estão aí, os hotéis também. Não podemos deixar que morra o legado dos grandes eventos”, disse o presidente da Embratur.

O executivo lembrou também o esforço do governo federal para abrir o mercado de aéreas e, com isso, provocar uma redução no preço das passagens. “É preciso promover a abertura do mercado aéreo brasileiro ampliando a possibilidade de investimento das companhias estrangeiras para o fortalecimento do turismo e melhor competitividade entre as empresas. Quem ganha com esse investimento é o público final e, consequentemente, o País”, destacou.

Além disso, o presidente reforçou a importância da transformação da Embratur em agência. “Apesar das dificuldades, vamos conseguir superar os obstáculos e implementar a transformação da autarquia em agência para possibilitar o aporte de mais recursos, de parcerias e uma maior qualificação e melhorias para o corpo de funcionários”, disse Lummertz.

O evento reuniu cerca de 300 convidados, entre autoridades, empresários, investidores e executivos em um hotel da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para debaterem sobre setor turístico. O Fórum Empresarial de Turismo é realizado pelo LIDE RIO, com o apoio do Rio Convention & Visitors Bureau e da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis). O objetivo do encontro é apresentar e discutir estratégias e políticas que venham a alavancar a cadeia produtiva do turismo, gerando o ingresso de divisas, o aumento da oferta de empregos e fortalecendo a economia nacional e do Rio de Janeiro.

Além do presidente da Embratur, do representante do Ministério do Turismo, e de empresários, estiveram presentes Marcelo Alves (Riotur), Andréia Repsold (LIDE Rio), Nilo Félix (Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro e presidente do Fornatur) e Paulo Senise (TurisRio).

Fonte: BrasilTuris