10 passos para uma alimentação saudável

10 passos para uma alimentação saudável:

1 – Estabeleça horários para as refeições distribuindo-as em 5 a 6 refeições/dia. Não pule as refeições, assim você não ficará sem se alimentar por muito tempo e evitará comer “dobrado”.

2 – Consuma tipos variados de legumes, verduras e frutas. Use sempre aqueles de coloração intensa como os verdes escuro e amarelo.

3 – Escolha alimentos ricos em fibras: verduras, frutas e legumes, leguminosas (feijões), cereais integrais como arroz, pão e farinhas (aveia, trigo etc).

4 – Evite os alimentos ricos em açucares como doces, refrigerantes, chocolates, balas e outras guloseimas.

5 – Consuma pouco sal de cozinha; evite alto teor de sal, temperos prontos e alimentos industrializados. Prefira ervas (salsa, coentro, cebolinha e orégano), especiarias e limão para tornar as refeições mais saborosas. Habitue-se a não usar o saleiro à mesa.

6 – Diminua o consumo de gordura: Diminua a quantidade de manteiga e margarina que você consome; Evite frituras e alimentos industrializados que contém gordura vegetal hidrogenada entre seus ingredientes (ler no rótulo).

7 – De preferência para: leite desnatado, queijos brancos, carnes magras e alimentos preparados com pouco óleo e gorduras. Consuma alimentos grelhados e cozidos no lugar das frituras.

8 – Pare de fumar e modere a quantidade ingerida de bebidas alcoólicas.

9 – Beba água!

10 – Mantenha um peso saudável. IMC: Peso / altura2

VALOR DO IMC

CLASSIFICAÇÃO

Menor que 18,5

Baixo peso

18,5 a 24,99

Normal

25 a 29,99

Sobrepeso

Maior que 30

Obesidade

Tenha uma alimentação saudável e uma atividade física moderada e regular. Assim você terá um peso adequado, fator importante  no controle da Diabetes e da Hipertensão.

Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão