Massagem nos Pés: conheça os benefícios

Foto: Divulgação

Seus pés trabalham duro para você todos os dias. A adoção do hábito de massageá-los pode melhorar a circulação, estimular os músculos, reduzir a tensão e, muitas vezes, aliviar a dor. Também ajuda a verificar a existência de bolhas, joanetes e problemas nas unhas dos pés.

Faça você mesmo massagem nos pés

A massagem feita por um profissional é sempre maravilhosa mas, seguindo alguns passos, você mesmo pode fazer uma massagem relaxante em casa:

1. Sente-se em uma cadeira confortável. Dobre sua perna esquerda e descanse suavemente seu pé esquerdo sobre a coxa direita.

2. Derrame uma porção de loção hidratante ou óleo corporal em sua mão. Esfregue suavemente em seu pé e massageie-o por inteiro, incluindo os dedos dos pés, o arco e o calcanhar.

3. Para fazer uma massagem mais profunda, pressione os nódulos da mão direita no pé esquerdo. Amasse seu pé como faria com um pão. Trabalhe a pele e os músculos segurando o pé com ambas as mãos e pressionando os polegares na pele.

4. Usando as mãos, puxe suavemente os dedos para trás e para frente ou separados. Isso serve para alongar os músculos.

5. Repita no outro pé.

Dica: dispositivos de massagem, que podem ser encontrados em farmácias ou em lojas que vendam equipamentos relacionados à saúde, também podem ajudar no relaxamento e tratamento dos pés. Um exemplo bastante comum é o rolo para pés.

Fonte: Harvard Medical School