‘Rio Je t’aime’ festeja carnaval com gastronomia e samba

Foto: Divulgação

A Feira Rio je t’aime celebra o carnaval com atrações especiais neste sábado e domingo (11 e 12 de fevereiro), no edifício Touring, no Píer Mauá. Das 12h às 20h, grandes chefs apresentarão pratos da culinária francesa e brasileira, com opções também veganas e vegetarianas.  Entre os confirmados estão Olivier Cozan, Bernardo Worms, Bruno Karraz, Cello Passarelli, Cesar Antunes, Elia Schramm, Emanuel Pinheiro, Fernanda Cabral, Fred Monnier, Frederic de Mayer, Igor Mauricio, Maia Van Velthem, Marcio Arruda, Pedro Ivo, Pedro Soares, Renato Martins, Rolland Vilard, Rodrigo Kossatz, Zela Brum e também família Saboya.

Para animar os foliões neste pré-carnaval, a Rio je t’aime recebe no sábado, dia 11, às 14h, o grupo Bantu Over Jazz, com Wilson Meireles (bateria), Rubāo Sabino (baixo) e Robertinho de Paula (guitarra). Já no domingo, às 12h, haverá uma roda de samba no evento com a presença do dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus. Às 14h, a programação musical entra no ritmo da bossa nova, com Luana Dias interpretando músicas em francês. E a partir das 18h, o DJ Antonio Sportiello comanda a pista com clássicos franceses e pop nacional e internacional.

A Rio je t’aime também inclui programação gratuita para crianças no sábado e no domingo.  Nos dois dias, às 14h, acontecem aulas de yoga infantil, com Vania Assunção, especializada em crianças e adolescentes e formada pelo Centro Ioga Anahata, em Barcelona. Às 15h, será a vez da oficina de máscaras e adereços para carnaval, com a Associação de Mulheres

Empreendedoras do Brasil (Amebras). Às 16h, as crianças poderão aprender a montar e cuidar de horta urbana, com o projeto Kombotânica. A Rio je t’aime também promove o encontro Mestre Cuca Kids, que incentiva a alimentação saudável entre os pequenos.

A Rio je t’aime trouxe ainda o frio europeu para o Rio de Janeiro. O evento está recebendo o Tropical Ice Bar, um verdadeiro castelo de gelo, a -10°C, em pleno Rio de Janeiro. O espaço conta com um clima de boate e oferece serve sucos, refrigerantes e drinks em copos de gelo. A entrada custa R$40 (com opção de meia-entrada), por 15 minutos, que inclui o open bar de bebidas e garante o aluguel de luvas e casacos térmicos. O bar estará aberto para visitação até o dia 28 de fevereiro, das 10h às 20h.

Foto: Divulgação

Quem visitar a feira poderá, ainda, fazer pintura corporal com henna orgânica, ou mehandi, como é conhecida na Índia, uma técnica milenar de tatuagem natural.  À frente do trabalho estará Rosana Araújo, que se especializou nessa arte na Índia. O desenhista Marcelo Magon também estará no evento fazendo caricaturas ao vivo dos visitantes. Ele e Rosana são formados pela Escola de Belas Artes da UFRJ. O evento recebe também o Ateliê Pérola Negra, que reúne turbantes, roupas e acessórios da cultura africana e uma mostra de peças artesanais indígenas, com índios da Aldeia Maracanã.

Feijoada celebra a folia

Carnaval carioca combina com samba e feijoada e na Rio je t’aime não será diferente. No dia 18 de fevereiro, sábado, das 12h às 20h, a feira recebe as baianas da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, que apresentarão sua tradicional feijoada. Os visitantes poderão ainda conhecer a versão francesa do prato do chef Olivier Cozan, o cassoulet. Valor R$80 por pessoa, incluído as feijoadas e cerveja open bar. A programação musical ficará com a bateria da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel e com a bossa nova, em francês, da cantora Luana Dias.

Serviço: A Feira Rio je t’aime funciona no edifício do Touring, antiga sede administrativa do Píer Mauá, até 3 de março, com atividades diversas. Ar condicionado na área interna. Funciona às segundas, das 12h às 18h, e de terça a domingo, das 12h às 20h. Endereço: Avenida Rodrigues Alves, 10, Praça Mauá, Zona Portuária do Rio. Mais informações: 2263-6214 e 99540-6214.

Informações: Site Pier Mauá