Viajar é o segredo da felicidade, aponta pesquisa

Seja qual for seu estilo de férias preferido, a verdade é que viajar traz muita felicidade. Uma pesquisa mundial encomendada pela Booking.com, líder mundial em conectar viajantes com a maior variedade de lugares incríveis para se hospedar, revelou que viajar faz tão bem, que nós consideramos planejar e viajar de férias mais essencial para a nossa felicidade do que grandes eventos da vida – como o dia do nosso próprio casamento (49%), um encontro romântico (51%), conseguir um novo emprego (50%), noivado (45%) e até mesmo ter um(a) filho(a) (29%). Além disso, 77% das pessoas dizem sair de férias no momento exato em que precisam de uma dose de felicidade.

A pesquisa, que ouviu 17.000 pessoas de 17 países, revelou que, para a maioria, as experiências de viagem proporcionam uma felicidade mais duradoura do que bens materiais (70%). O que explica o motivo pelo qual a maior parte das pessoas (56%) prioriza viagens de férias a bens como roupas, joias e eletrônicos, enquanto quase metade (48%) acha que viajar é mais importante do que reformas e melhorias na casa.

O bem emocional que uma viagem proporciona permeia cada etapa da aventura, do planejamento até fazer as reservas e, de fato, sair de férias. E é a etapa do planejamento que traz a felicidade imediata, com quase três quartos das pessoas (72%) dizendo que sentem prazer em simplesmente pesquisar para onde ir nas férias. Mais da metade (56%) concorda que o pico da felicidade é no momento de reservar as férias, reforçando a importância da confirmação na hora ao escolher um lugar ideal para ficar.

Shawn Achor, bacharel e mestre pela Universidade de Harvard, um dos principais especialistas em felicidade do mundo, autor na lista de livros mais vendidos do NY Times e palestrante conhecido por defender a psicologia positiva, explica: “Em um mundo onde cada centavo e cada segundo contam, viajantes nunca buscaram tanto retorno sobre seus investimentos de tempo e dinheiro. Por que usar suas férias para gastar dinheiro e para ficar mais estressado e menos feliz? Os dados desta nova pesquisa da Booking.com destacam que há uma relação significativa entre se divertir durante a experiência de fazer reservas e a felicidade da viagem em si – o que significa que um dos melhores indicadores de uma viagem feliz é se divertir ao fazer as reservas. Uma viagem bem planejada e com reservas confirmadas na hora e com facilidade podem aumentar consideravelmente sua felicidade, não importa o tipo de acomodação ou tipo de viagem que você busca. Isto está ligado à minha última pesquisa publicada na Harvard Business Review indicando que, ao contrário das férias normais, se suas férias forem bem planejadas e tiverem baixo nível de estresse, há 94% de chance de que você volte a trabalhar com níveis mais altos de energia, comprometimento e felicidade”, explica.

Observações: No total, 17.157 entrevistados (maiores de 18 anos de idade) foram pesquisados no Reino Unido, Alemanha, França, Holanda, Itália, Espanha, Croácia, Rússia, EUA, Canadá, Brasil, China, Japão, Índia, Tailândia, Austrália e Nova Zelândia. Os dados foram coletados de 9 de setembro a 4 de outubro de 2016.

Fonte: Site Booking