Riotur estima que turistas devem gastar US$ 691 milhões no réveillon no Rio de Janeiro

As comemorações para o réveillon no Rio de Janeiro devem movimentar a economia local com US$ 691 milhões. A Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) estimativa que 865 mil turistas cheguem na cidade fluminense para celebrar a chegada de 2017.

Já a ocupação hoteleira, no período, será inferior em relação a mesma temporada do ano passado. De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Alfredo Lopes, a perspectiva é de ter 85% até 88% de ocupação média dos hotéis no réveillon. Este fator se deve à oferta de quartos, que aumentou em quase 20 mil, desde o ano passado devido à realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos na cidade. Em 2015, o volume de ocupação correspondeu a 98% na zona sul.

Lopes acredita que a atividade turística é a que pode dar resposta mais rápida à crise. “Nós acabamos de ser testados aqui na olimpíada e fomos muito bem, todo mundo elogiou o Rio de Janeiro, a prestação de serviços, a hospedagem. A gente pode dar uma recuperada já em 2017 e aumentar bastante a ocupação na cidade, gerando tributos e empregos”, disse.

 

Lopes diz que a permanência média de turistas nas festas de réveillon e carnaval no Rio de Janeiro fica entre três e quatro dias. Nos Jogos, esse número foi de 15 dias. “Um número elevadíssimo de turistas e, também, uma promoção mega da cidade”, disse.

Informações: Portal Brasil