Turistas são recepcionados com samba no Pão de Açúcar

samba6-copy

O Samba, que desde 2007 é patrimônio cultural do país, foi exaltado e celebrado por cariocas e turistas no último final de semana, no Pão de Açúcar, cartão postal do Rio de Janeiro. Durante todo o dia, músicos, bailarinos e performers interagiram com o público da Praia Vermelha ao Morro da Urca. O grande destaque foi a participação de Carmem Miranda, interpretada pela cantora Stephanie Serrat, que colocou todo mundo pra sambar com canções imortalizadas da Pequena Notável e sambas que fizeram história. O evento foi organizado pelo Bondinho Pão de Açúcar para homenagear os 100 anos do samba.

Muitos turistas foram pegos de surpresa com as ações, o que deixou o público ainda mais exaltado, entre eles, o comerciante argentino Juan Mendonça, de 26 anos, que está aproveitando as férias no Rio.

– Conheci o samba do Brasil no Carnaval de San Luis (promovido em parceria com o Brasil na Argentina). Gosto da Mangueira. Gostei muito de saber que hoje é dia do samba. Parabéns pra vocês esse ritmo é muito bom dá vontade de dançar – disse Juan que fica na cidade até o Natal.
samba3-copy

Não menos empolgada que o hermano argentino, a aposentada Maria Lázara Alves Portugal, que veio de Santos, arriscou passos mais ousados acompanhada de passistas sob os olhos atentos do marido que filmava tudo pelo celular.

– Que maravilha, estou achando ótimo. Não sabia que hoje era Dia Nacional do Samba, nossa vinda hoje foi por acaso, mas gostei muito.

O samba tomou conta do complexo cultural no dia de seu centenário. Já na Praia Vermelha, os visitantes eram recebidos por malandros e passistas ao som de obras que iam de Nelson Sargento à Martinho da Vila, passando por Noel Rosa, Pixinguinha e muito mais. As aulas de samba atraíram grande público de brasileiros, orientais, hermanos, americanos e europeus que não conseguiam se comunicar por conta dos diferentes idiomas, mas falaram a mesma língua, da emoção, ao se arriscarem no samba no pé.

Outro ponto alto foi o momento em que amigos do baiano de Feira de Santana, Thiago Souza, pediram aos músicos a canção “Coisinha do Pai”, para celebrar o aniversário de 34 anos do empresário.

A noite terminou com mais uma apresentação do grupo Sambe Mais no Mirante do Morro da Urca, que tem o Pão de Açúcar como plano de fundo, com um belíssimo por do sol, já conhecido e amado por cariocas e turistas.
samba7-copy-1

Informações: Carnavalesco