Porto Maravilha ganha novo atrativo turístico

infochpdpict000061477861

A região do Porto Maravilha ganhou um novo ponto turístico neste domingo (11): um mosaico de ladrilhos multicoloridos na escadaria do Morro da Conceição. A obra de arte foi preparada ao longo de três meses e contou com a participação de cerca de 120 moradores da comunidade para ser montado. O projeto faz parte da Campanha Passaporte Verde do Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (PNUMA) e que conta com a parceria do Ministério do Turismo.

“A escadaria será um legado para o turismo no Centro do Rio. Com a revitalização do Porto Maravilha, o fluxo de visitantes na região teve um forte impulso e a escadaria ajudará a fazer com que este público também visite a comunidade, gerando emprego e renda para a população local”, disse Isabel Barnasque diretora interina de formalização e qualificação para o turismo do Ministério do Turismo.

2016-09-15-17-01-44

Entre as imagens do mosaico estão retratadas personalidades que marcaram a vida na região, entre elas a dona Lúcia Maria dos Santos, de 83 anos, conhecida por todos no morro como Tia Lúcia. “Já fiz muita coisa por essa comunidade fico feliz em receber o reconhecimento enquanto ainda estou viva”, disse pouco depois de o painel com a imagem dela ser eternizado na escadaria.

O Morro da Conceição é um dos roteiros autênticos do Passaporte Verde criados para incentivar o turismo responsável na região. Ele foi criado por estudantes das escolas da comunidade graças ao patrocínio da empresa Cisco, que também é parceira do Passaporte Verde.

“Foi feito um diagnóstico dos projetos que eram do interesse da comunidade e esse foi selecionado devido ao impacto para os moradores e para o turismo na região do Porto Maravilha”, explicou Tânia Braga, Gerente Geral de sustentabilidade da Rio 2016. “A intervenção na escadaria faz parte de um projeto maior para engajar a comunidade e proporcionar aos turistas uma experiência mais autêntica” complementa Gabriel Barros, gerente de parcerias e comunicações da Cisco.

2016-09-15-17-01-25

Informações: Ministério do Turismo