Vassouras impulsiona turismo com criação de Pólo de gastronomia

Na última semana, o município de Vassouras lançou o Pólo Vassouras Patrimônio e Gastronomia. O núcleo conta com 16 empresários de médios e pequenos negócios do setor de alimentação e tem como missão a descoberta e implantação de uma identidade gastronômica local. A iniciativa faz parte do programa “Sebrae na Mesa” e tem como objetivo o desenvolvimento de soluções empresariais com foco no aprimoramento da capacidade produtiva, comercial e promocional.

O grupo teve reuniões quinzenais por seis meses, que abordaram temas como sustentabilidade, capacitação, segurança alimentar, mercado, feiras e eventos e comunicação e marketing. Também fez parte do processo a construção de uma modelagem de negócios e definição de eixos estratégicos de atuação, sendo essas etapas cruciais para o sucesso do Pólo.

logopolovassouras_2

Entre os participantes estão restaurantes, pousadas, hotéis, agências de turismo e demais fornecedores. Os resultados esperados estão alinhados: maior lucratividade, visibilidade e representatividade perante o poder público.

A cidade, localizada no centro da região Vale do Café, a 120 km do Rio de Janeiro, reúne influência dos diversos povos que ali viveram: os índios, os tropeiros, os europeus e os africanos e que se manifestam dispersas na cultura e gastronomia de toda a região. O café marcou a história da cidade, conhecida como “Princesinha do Café”, que chegou a ser o centro da economia no século XIX e se destaca pelos prédios de época e fazendas históricas preservadas.

E são justamente esses monumentos, capazes de recontar a história e possibilitar o retorno ao período imperial, que a tornam especial e vem destacando-a como destino turístico cada vez mais procurado. O objetivo do Pólo parte desse ponto, tendo o município como referência de patrimônio e assim desenvolver uma gastronomia baseada em produtos regionais, que permite a degustação em um cenário que revive o mais áureos tempos do ciclo do café.

AltaIMG_7005

Fonte: Setur