Começam em Brasília os preparativos para o Fórum Mundial da Água 2018

Realizado pela primeira vez no hemisfério sul, o Fórum Mundial da Água acontecerá em março de 2018 © WWF-Brasil/ Taís Meireles

Na última semana de junho ocorreu, em Brasília, um evento de relevância sobre a questão hídrica. Trata-se da Reunião de kick-off do Fórum Mundial da Água,  que reuniu cerca de 800 pessoas de todo o mundo, com o intuito de definir o roteiro do evento oficial.

Realizado pela primeira vez no hemisfério sul, o Fórum Mundial da Água acontecerá em março de 2018, na capital federal, e reunirá líderes políticos, diplomatas e especialistas do tema água, em busca de novas soluções colaborativas entre as nações.

O evento, de escala global, acontece a cada três anos e chega a sua 8ª edição. Alguns dos países que já receberam o Fórum são Turquia, França e Coreia. Neste último, mais de 40 mil pessoas participaram, representando ao todo 168 diferentes nações.

Com o tema “Compartilhando Água”, a edição brasileira terá como foco a gestão descentralizada da água, trazendo propostas de compartilhamento de responsabilidades entre governos, sociedade civil, empresas privadas e entidades de outros setores.

O evento também pretende aumentar o foco nos ecossistemas em relação às edições anteriores, já que esse ano ocorrerá na região do Cerrado, uma das mais ricas e, ao mesmo tempo, mais devastadas do mundo.

O Programa Água Brasil, que prioriza a questão hídrica no Cerrado, participa do evento em busca da construção coletiva de soluções. Afinal, água é vida e é necessário que seja, cada vez mais, pauta nas discussões nacionais e internacionais.

Fonte: WWF Brasil