Parque Natural do Penhasco Dois Irmãos

Esculturas em aço, desenhadas por Oscar Niemeyer, estão entre os atrativos do parque

Localizado no Leblon, o Parque Municipal do Penhasco Dois Irmãos dispõe de área verde de 39,55 hectares e oferece uma bela paisagem aos visitantes – que inclui a Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico, Corcovado e as orlas do Leblon, Ipanema e Arpoador.

O parque, projeto do paisagista Fernando Chacel, foi criado em 1992 como forma de preservar o Morro Dois Irmãos (um dos marcos da cidade, situado entre os bairros do Leblon e da Gávea), evitar o processo de favelização e os empreendimentos imobiliários planejados para as suas encostas.

A reserva possui ecossistema de Mata Atlântica e costão rochoso e, em 1994, passou por um processo de recuperação graças ao Projeto Mutirão Reflorestamento, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A iniciativa visava recuperar a fauna e flora da região. O Morro Dois Irmãos, na época, era totalmente desmatado e coberto de capim colonião, que frequentemente pegava fogo.

            

Entre as espécies botânicas nacionais utilizadas no reflorestamento podemos encontrar: quaresmeira, pau-brasil, oiti, paineira das pedras, palmiteiro, embaúba-prateada, angico-vermelho, sombreiro e aroeira-vermelha. Entre as espécies exóticas introduzidas pelo homem destacam-se a leucena, o bambu,  o jamelão e  a jaqueira.

A recuperação da vegetação arbórea propiciou a diversidade na fauna. Nas matas do Parque pode-se encontrar  esquilos,  micos-estrela, gambás e morcegos , entre os mamíferos. A avifauna é composta por mais de 80 espécies, entre elas,  a coruja-orelhuda, o gavião-carijó, o pica-pau-do-campo, o garrinchão, o tiê-sangue, a choca-listrada e o vivi.


Representando os répteis, merecem destaque a jibóia, a jararaca e o calango. Frequentemente, observa-se a presença da borboleta-azul e da néfila, dentro da mata, além da borboleta-estaladeira e da maria-boba.

Em 2011, o parque se tornou autossuficiente ao receber painéis de captação de energia solar. Também foi instalado um banco de baterias especiais capaz de manter a energia por três dias.

As opções de lazer são diversas:  jardins, trilhas ecológicas, mirantes, áreas de recreação e quadras poliesportivas.

Parque Natural do Penhasco Dois Irmãos

Localização: Rua Aperana, s/nº – Leblon
De terça a domingo, de 8h às 17h.
Entrada franca.