Políticas públicas do Turismo e Cultura são tema de Seminário Internacional

Paraty
Paraty, cidade que reúne Turismo, Natureza e Cultura como seus principais atrativos.

Turismo, natureza e cultura. Estas são as palavras chave do evento que vai promover debates e gerar uma publicação para auxiliar as políticas públicas. Trata-se do “Seminário Internacional Turismo, Natureza e Cultura: Diálogos Interdisciplinares e Políticas Públicas”. O encontro, que acontecerá de 31 de maio a 2 de junho, no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, conta com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro/TurisRio.

Fazem parte da programação diversos debates e mesas redondas com profissionais da área no Brasil e também do exterior. A conferência da abertura, por exemplo, será dada por Gilles Boeuf, professor da Universidade Pierre e Marie Curie e Conselheiro Científico do Museu de História Natural e do Ministério de Ecologia da França.

folder
Entre os temas que serão abordados no evento destaque para “Pesquisa Interdisciplinar e políticas públicas no Brasil: contexto, obstáculos e tendências”, “A perspectiva internacional e as questões conceituais norteadoras nesta reflexão” e “Cenários para o Rio de Janeiro pós Olimpíadas”. Valéria Lima, Diretora de Departamento responsável pelo Prodetur-RJ no âmbito da Setur-RJ/TurisRio, participará da mesa redonda que debaterá “Caminhos para a integração de políticas públicas no Rio de Janeiro” e destaca a importância do evento.

– O Rio de Janeiro vive momento ímpar em sua história e conta com investimentos importantes para o turismo. O Prodetur-RJ é um programa que integra ações de grande relevância para o setor, com interfaces relevantes com a cultura e o ambiente. A reflexão sobre esses esforços certamente trará contribuições significativas para a consolidação de políticas públicas de integração e de valorização dos destinos turísticos fluminenses.

Segundo os organizadores o seminário permitirá a construção compartilhada de conhecimento entre os distintos segmentos da sociedade. Além disso, o evento neste formato busca também potencializar as redes de pesquisa, considerada estratégica para o desenvolvimento inclusivo do país nos próximos anos e consolidar a oportunidade de formação de jovens doutores e sua inserção em redes consolidadas de pesquisa no plano internacional. A Casa de Rui Barbosa fica localizada na Rua São Clemente, nº 134, Botafogo.

 

Fonte: Setur