Documentário sobre a formação do Rio de Janeiro será lançado nesta quinta

Foto: Divulgação

Com estreia prevista para o dia 26 de maio, o documentário “São Sebastião do Rio de Janeiro – a formação de uma cidade” traz imagens antigas e outras feitas nos dias atuais com utilização de drones, barco, helicóptero e câmera-car que permitem captar o passado e o presente da cidade. O filme foi exibido no Festival do Rio 2015, como parte das comemorações pelos 450 anos do Rio.

Para ilustrar o passado, há também fotos e trechos de filmes, obtidos em arquivos de cerca de 30 instituições do Brasil, França e Inglaterra, além de uma maquete 3D que ilustra a evolução da ocupação da cidade.

O longa percorre os vestígios arqueológicos dos primeiros habitantes do Rio, das lutas travadas na conquista do território, dos grandes acontecimentos históricos da cidade, das reformas e intervenções urbanas que moldaram a cidade que conhecemos hoje.

Personalidades e especialistas em diferentes áreas como Ruy Castro, Sergio Cabral, Milton Teixeira, entre outros, ajudam  a contar histórias sobre a cultura, o meio ambiente e a sociedade carioca. Músicos consagrados garantem uma trilha sonora especial para o filme.

“São Sebastião do Rio de Janeiro – A Formação de Uma Cidade”, é dirigido e produzido por Juliana de Carvalho, da Bang Filmes & Produções.

Fonte: G1