Cultura inicia distribuição do Passaporte Cultural Rio

6136102

Idealizado para os Jogos Rio 2016, o Passaporte Cultural Rio pode ser solicitado gratuitamente pelo site passaporteculturalrio.com e oferece descontos, gratuidade e benefícios em mais de 700 atrações, além de 200 instituições e estabelecimentos comerciais parceiros. Entre os parceiros estão o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Metrô Rio, que vai oferecer desconto de R$ 1,20 nos bilhetes duplos adquiridos e utilizados nos fins de semana. “Com a iniciativa, vamos ampliar o acesso a uma ampla programação, fazendo com que a Olimpíada e a Paralimpíada realmente sirvam de vitrine para a rica e diversa produção cultural carioca”, explica o Secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero.

O Passaporte vale até o dia 30 de setembro. Os postos de distribuição funcionarão de terça a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h. No site do passaporte estarão disponíveis todos os detalhes das atrações que fazem parte do Circuito Cultural, incluindo sugestões de roteiros por região e por temas.

6136106

O QUE É O PASSAPORTE CULTURAL RIO?

Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, cariocas e visitantes poderão desfrutar de gratuidade e descontos em mais de 700 atrações culturais e serviços como bares, restaurantes, livrarias e transportes. Idealizado pela Prefeitura do Rio e pela Secretaria Municipal de Cultura, o Passaporte Cultural Rio foi inspirado na bem-sucedida experiência do Passaporte dos Museus Cariocas – criado para celebrar os 450 anos da cidade, em 2015. Para brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, o passaporte será gratuito. Turistas estrangeiros pagam R$15.

O Passaporte Cultural Rio dará acesso às atrações do Circuito Cultural Rio, que entre maio e setembro vai apresentar um amplo panorama da produção cultural carioca.  A programação do passaporte, na sua maioria gratuita ou a preços populares, inclui peças de teatro, exposições, shows, espetáculos de dança, atrações circenses, eventos de gastronomia, manifestações de rua, saraus e bailes. Como resultado de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), mais de 50 instituições em toda a Cidade integram o Circuito Cultural Rio, oferecendo pelo menos um dia de acesso gratuito por semana.

Informações: Governo do Estado do Rio de Janeiro