Memória: personalidades eternizadas em estátuas

Tom Jobim

Caminhar pelo Rio de Janeiro pode proporcionar grandes surpresas, como encontrar seu ídolo, eternizado em forma de estátua de bronze. Algumas das personalidades mais importantes do Rio, do Brasil e do mundo estão espalhadas pela cidade, como é o caso da nova estátua do cantor e compositor Tom Jobim, localizada na orla da Praia de Ipanema, Zona Sul do Rio, no início da Avenida Vieira Souto, próximo ao Arpoador. A escultura, em tamanho natural, retrata Tom Jobim jovem, nos anos 60, caminhando tranquilo com um violão a tiracolo.

Zózimo
Estátua de Zózimo (Leblon)

Zózimo Barroso do Amaral foi um jornalista e colunista político e social, conhecido pela irreverência de seu trabalho no Jornal do Brasil e O Globo.

Em homenagem a Zózimo, foram construídas uma praça e uma estátua de bronze na altura do posto 12 da praia do Leblon. A escultura, de paletó no ombro, parece observar tranquilamente a praia e as pessoas que passam.

Copacabana
Estátua de Carlos Drummond (Copacabana)

O poeta Carlos Dummond de Andrade foi eternizado em estátua localizada no calçadão da praia de Copacabana, próximo ao posto 6. A escultura, construída como homenagem ao centenário de Drummond, foi instalada no dia 30 de outubro de 2002 e retrata o grande poeta em postura contemplativa, baseada em um registro fotográfico.

A estátua em bronze chama a atenção de turistas e curiosos. É comum ver filas de pessoas que ao lado dela se sentam para tirar fotos, conversar, ou simplesmente olhar a paisagem, fazendo companhia ao poeta, que nasceu em Minas, mas passou grande parte da vida no Rio de Janeiro.

Noel RosaEstátua de Noel Rosa (Vila Isabel)

Sentado em uma mesa de bar, tendo ao seu lado um garçom. Não poderia haver retrato melhor do poeta da Vila. Boêmio em vida, Noel Rosa foi eternizado em um largo no final do Boulevard Vinte e Oito de Setembro, eixo principal do bairro de Vila Isabel. A cadeira vazia convida qualquer um a fazer companhia ao poeta.

Pixinguinha Estátua de Pixinguinha (Centro)

Compositor, arranjador e instrumentista, Pixinguinha foi um dos mais importantes nomes da música brasileira. Uma estátua de bronze foi construída em sua homenagem na Travessa do Ouvidor, centro do Rio. A pequena ruela liga as ruas do Ouvidor e do Cano e possui muitos bares, restaurantes e lanchonetes. O músico era frequentador dos bares do local e foi eternizado na companhia de seu saxofone.

Dorival Estátua de Dorival Caymmi (Copacabana)

O cantor e compositor baiano, falecido em 2008, foi homenageado no mesmo ano com uma estátua em bronze próxima ao mar, que inspirou tantas de suas canções. Dorival Caymmi pode ser visto ‘caminhando e acenando’ na orla da Praia de Copacabana, na altura da Rua Francisco Otaviano, no posto seis, próximo a Vila dos Pescadores.

Ary Barroso Estátua de Ary Barroso (Leme)

Ary Barroso, compositor de diversas canções consagradas, entre elas “Aquarela do Brasil”, tem uma estátua de bronze construída em sua homenagem no bairro do Leme. A escultura está localizada na orla da praia, na frente do La Fiorentina, restaurante do qual Ary Barroso era frequentador assíduo.

Manuel BandeiraEstátua de Manuel Bandeira (Centro)

O poeta Manuel Bandeira foi eternizado em estátua no Centro do Rio. A escultura parece observar os passantes, em uma pausa no processo criativo, entre uma tragada e outra do cigarro, diante de uma escrivaninha.

Cartola Estátua de Cartola (Mangueira)

O autor de “As Rosas Não Falam” foi retratado em estátua localizada na entrada do Morro da Mangueira, onde o compositor morou por toda a vida. Na escultura, Cartola foi retratado tocando violão.

Renato RussoEstátua de Renato Russo (Ilha do Governador)

O cantor e compositor Renato Russo, famoso como líder da banda Legião Urbana, ganhou sua própria estátua na Ilha do Governador, bairro onde nasceu. A escultura, instalada em 2012, fica na Estrada do Galeão, altura do número 2.275.

images Estátua de Chacrinha (Jardim Botânico)

Tido como o maior apresentador popular brasileiro de todos os tempos, Chacrinha é muito querido e lembrado pelos fãs. Sempre irreverente, lançou alguns dos principais cantores da música popular brasileira em seu programa, “Cassino do Chacrinha”. Em 2010, foi esculpida uma estátua em bronze em sua homenagem. O velho guerreiro ‘desfila’ com microfone na lapela e bacalhau em uma das mãos na Avenida Irineu de Paula Machado, na altura do Teatro Fênix, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio.

Michael Jackson Estátua de Michael Jackson (Morro Santa Marta, em Botafogo)

O astro da música pop, Michael Jackson, recebeu uma homenagem pós-morte em forma de estátua no Morro Santa Marta em 2010. Em 1996, o cantor gravou o clipe da música ” They Don’t Care About Us (Eles não se importam conosco) na comunidade, localizada no bairro de Botafogo.

Estátua de Adelino Moreira (Calçadão de Campo Grande)

A estátua de um dos compositores favoritos de Nelson Gonçalves , Adelino Moreira, fica no Calçadão de Campo Grande. A escultura, feita de bronze, representa o compositor sentado em uma cadeira, diante de uma mesa, com um violão no colo e uma caneta em punho, no momento da composição.

Brigitte Estátua de Brigitte Bardot (Búzios)

Um pouco afastada da capital, em Búzios, encontramos a estátua da atriz francesa Brigitte Bardot. O grande símbolo sexual das décadas de 50 e 60 passou uma temporada de quatro meses em Búzios em 1964 e chamou a atenção da mídia mundial para o pequeno vilarejo-balneário.

Para retratar a presença da atriz na cidade, foi esculpida uma estátua de Brigitte Bardot sentada bem à vontade em um banco na beira da praia, contemplando a paisagem belíssima de Búzios.

Projeto Cazuza
Projeto da Estátua de Cazuza (Leblon)

Voltando ao Rio, é prevista a construção e instalação de uma estátua em homenagem ao cantor Cazuza na praia do Leblon. Ele deve se juntar ao time de personalidades eternas, presentes no dia a dia dos cariocas.