Campeonato Ibero-Americano Caixa de Atletismo terá início em 14 de Maio

149861667_1

A convocação para o Campeonato Ibero-Americano Caixa de Atletismo foi divulgada nesta quinta-feira (28) pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A competição, que será disputada de 14 a 16 de maio, no Estádio Olímpico (Engenhão), no Rio de Janeiro, servirá como evento-teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

A CBAt chamou 94 atletas no total: 88 para a seleção “A” (44 homens e 44 mulheres) e oito para a “B” (quatro no masculino e quatro no feminino). Dois atletas – Hederson Estefani e Vitória Cristina Rosa – estão nas duas equipes. O Brasil “B” reúne atletas com índice olímpico, mas sem qualificação para integrar a equipe “A” neste momento.

“Foi uma maneira que encontramos para dar oportunidade a todos os atletas de competir. Tanto os mais bem colocados no Ranking Brasileiro como os que já estão qualificados para a Olimpíada”, explicou Antonio Carlos Gomes, superintendente de Alto Rendimento da CBAt. “Os atletas qualificados para os Jogos estão mais empenhados na preparação do que em marcas nesta fase”, acrescentou. Os atletas das duas seleções entram em condições iguais na competição e poderão brigar por medalhas.

O Ibero-Americano tem representantes de 25 países inscritos, sendo 18 da área específica (nações das Américas, Europa e África de fala portuguesa e espanhola) e sete de outras áreas da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). Esta é a primeira vez que a competição, que teve a edição inaugural realizada em Barcelona, na Espanha, em 1983, é aberta à participação de outros países. A decisão foi tomada justamente por ser evento-teste. A última edição do Ibero-Americano foi realizada em 2014, no Ibirapuera, em São Paulo, e registrou a oitava vitória do Brasil em 16 competições.

Os países com atletas inscritos são: Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Colômbia, Cuba, Chile, El Salvador, Espanha, Guiné Bissau, Honduras, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, Uruguai, Venezuela, Arábia Saudita, Austrália, Estado Unidos, Bulgária, França, Luxemburgo e Omã.

A entrada para o público será gratuita no Engenhão. Os torcedores somente terão acesso ao estádio pelo Portão Sul, localizado em frente à estação Engenho de Dentro da Supervia, na Rua Arquias Cordeiro. Este será o sistema de entrada adotado nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

488201-970x600-1

Informações: Portal Brasil, Brasil 2016 e Confederação Brasileira de Atletismo