Museu do Ingá inaugura exposição sobre paisagens culturais do estado

museu_do_inga_28082009__012web_1312572551

O Museu do Ingá, espaço da Secretaria de Cultura, em Niterói, receberá, a partir da próxima semana, a exposição “Paisagens Culturais: intervenções no Estado do Rio de Janeiro”. A mostra, que será inaugurada no próximo dia 26 de abril, fará parte do circuito da 14ª Semana de Museus, de 16 a 22 de maio, e será composta por 15 telas da Coleção Lucílio de Albuquerque, que retrataram paisagens do Rio de Janeiro e Niterói, transformadas ao longo do século XX. A exposição fica em cartaz até 29 de maio.

O tema Paisagens Culturais, criado a partir de um conceito desenvolvido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), expressa a relação entre os museus e espaços culturais como difusores das culturas dos povos e a diversidade das regiões às quais pertencem. O assunto é fonte de inspiração para a celebração do Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio, e para a 24ª Conferência Geral do ICOM, que acontecerá entre 3 e 9 de julho, em Milão.

Pintura de Lucílio de Albuquerque que integra a exposição Paisagens Culturais (Divulgação/Flavio Ribeiro/Secretaria Estadual de Cultura)
Pintura de Lucílio de Albuquerque que integra a exposição Paisagens Culturais (Divulgação/Flavio Ribeiro/Secretaria Estadual de Cultura)

Além da mostra, a programação da Semana de Museus no Ingá incluirá, de 12 de maio a 12 de junho, atividades como oficinas e exposições de fotografias feitas pelo público; em 17 de maio, às 17h, haverá uma roda de conversa com os moradores mais antigos do Morro do Palácio, que comentarão as mudanças ocorridas na região; e, em 21 de maio, às 10h, uma visita ao Morro do Palácio será guiada por representantes da Associação de Moradores da comunidade, com o objetivo de observar essas transformações. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail museudoingaeducativo@gmail.com.

Fonte: Secretaria de Cultura do Rio