Turismo Rio 2016: 16 experiências ‘Medalha de Ouro’ no Rio de Janeiro

Quer viver o espírito da cidade-sede dos Jogos Rio 2016?

Atletas e uma turma da cultura carioca listam passeios imperdíveis na cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

 1. Açaí na orla

cicloviabarra1_0
Foto: Alexandre Macieira/Riotur

“Pedalar na ciclovia da Barra da Tijuca e parar em um dos quiosques para tomar um açaí é uma ótima maneira de começar o dia. O melhor trecho é do Posto 3 ao 5, onde os quiosques são bem equipados e oferecem os melhores sucos e lanches. Nos fins de semana tem mais movimento, mas em compensação dá para ver mais gente bonita.” 

. Giovane Gávio, bicampeão Olímpico de voleibol (Jogos de Barcelona 1992 e Atenas 2004) e gerente de competição do esporte no Rio 2016

2. Trilha com vistão

Foto: Rio 2016/Alex Ferro

“Para ver como é o Rio de cima tem que subir a trilha da Pedra da Gávea ou da Pedra Bonita. É uma das paisagens mais deslumbrantes que já vi e de uma energia renovadora. Sempre que eu subo, descubro algo diferente. Todo carioca tem que subir para ver sua cidade de cima. Depois, recomendo um mergulho na Praia da Joatinga.”

. Kahena Kunze, parceira de Martine Grael e campeã mundial na classe 49FX da vela

3. Diversidade no calçadão

calcadaocopa_1
Foto: Alexandre Macieira/Riotur

“Dar uma caminhada no meio de turistas do mundo todo, de gente de todos os tipos, naquela calçada famosa da Praia de Copacabana e ver o quanto o Rio recebe tão bem pessoas diferentes é uma experiência muito bacana.” 

. Daniel Dias, dono de 15 medalhas na natação em Jogos Paralímpicos (Jogos Londres 2012 e Pequim 2008)

4. Paddle e churrasco

paddlearpoador
Foto: Alexandre Macieira/Riotur

“Experimentei o stand-up paddle na praia e me apaixonei. Realmente é uma atividade para pessoas de todas as idades e de todos os tamanhos. Tenho 2,11m, achei que fosse ficar na areia assistindo, mas consegui praticar sem problemas. Além do visual ser inspirador e do contato com a natureza, é um ótimo exercício. Depois, recomendo almoçar em uma das churrascarias da cidade.”

. Anderson Varejão, jogador da NBA e da seleção brasileira de basquetebol

5. Pôr do sol e os sabores de Santa

Foto: Mario Tama/Getty Images

“O Arpoador tem o pôr do sol mais bonito e mágico que já assisti. É simplesmente indescritível. É um dos lugares que não deixo de ir todas as vezes que vou ao Rio de Janeiro. Depois, gosto de subir para Santa Teresa, que tem restaurantes fantásticos e uma vista incrível.”

. Sheilla Castro, bicampeã Olímpica de voleibol (Pequim 2008 e Londres 2012)

Parte 2

Parte 3

Fonte: Rio 2016