Caixa Cultural prorroga exposição ‘Múltiplo Leminski’

capa-multiplo-rio

A Caixa Cultural Rio de Janeiro estenderá em duas semanas a temporada da mostra ‘Múltiplo Leminski, inicialmente planejada para ficar em cartaz até 6 de março. A exposição, que reúne mais de mil objetos do poeta e multiartista curitibano Paulo Leminski, permanecerá aberta a visitação até 20 de março (domingo). ‘Múltiplo Leminski’ esteve anteriormente exposta nas unidades da Caixa Cultural de Salvador (2014), São Paulo (2015) e Fortaleza (2015).

A mostra é a maior já realizada sobre a obra e a vida do escritor. O acervo conta com mais de mil peças originais, incluindo fotos, livros, pinturas, poesias, vídeos e filmes. Com curadoria assinada por Alice Ruiz e pelas filhas do poeta, Aurea e Estrela Leminski, o evento é resultado de anos de pesquisa e catalogação. Dividida em diversos espaços cênicos, as instalações revelam a multiplicidade do artista, que acumulava diversas funções como romancista, musico, ensaísta, compositor, tradutor, judoca e publicitário.

images (5)

10-03-15 SAO PAULO / SP/ CADERNO 2/ LEMINSKI/ Exposicao Multiplo Leminsk, na Caixa Cultural, no cento de Sao Paulo. FOTO GABRIELA BILO/ ESTADAO
Foto: GABRIELA BILO

images (2)

Paulo Leminsky apresenta uma produção extensa que abrange não só a literatura, mas outras linguagens artísticas. Todos os objetos originais presentes na exposição pertencem ao acervo particular da família: a máquina de escrever, livros escritos e traduzidos por ele, obras que faziam parte da sua biblioteca, entre elas, dicionários em várias línguas, revistas, fotos, cadernos, recortes de jornais, entrevistas, cartas, poesias escritas em guardanapos, originais manuscritos e datilografados, histórias em quadrinhos e vídeos. O vasto repertório como letrista e compositor está representado por capas de LPs, discos e fitas cassetes.

Informações

Múltiplo Leminsky – CAIXA Cultural Rio de Janeiro (Av. Almirante Barroso, 25 – Centro)

Visitação até 20/03 – Terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

Entrada Franca / Classificação Livre