Vassouras celebra a reabertura do Museu Casa da Hera

museucasahera

O Museu Casa da Hera, antiga casa de Eufrásia Teixeira Leite, foi reaberto para visitação. Convidados e autoridades da cidade de Vassouras celebraram a reabertura com uma solenidade que relembrou passagens da vida de Eufrásia, símbolo de pioneirismo e independência no século XIX, atuante no mundo dos negócios e multiplicadora da fortuna que herdou da família.

Ainda com parte da casa em obras de requalificação, os visitantes poderão circular pelo Salão Comercial e Escritório da Casa, o corredor das alcovas e pelos dois imponentes salões principais, sempre acompanhados de guias, que recontarão a história dos antigos moradores e da sociedade que vivia em Vassouras graças ao alto valor do café.

museu_casa_da_hera_014_edit_1296837570

casa-da-hera_panorama1

Museu Casa da Hera

O Museu Casa da Hera foi a casa da família de Joaquim José Teixeira Leite, uma das mais importantes no vale do Paraíba do Sul desde as primeiras décadas do século XIX, durante o apogeu do café. A casa foi preservada pela filha, Eufrásia Teixeira Leite, que após a morte dos pais, deixou a casa trancada, com recomendação que a deixassem intocada. Devido a essa exigência, a Casa foi preservada como era na época, aos moldes de uma construção do início do século XIX. Eufrásia, por sua vez, tornou-se um símbolo de mulher progressista, foi para o exterior e tornou-se primeira mulher brasileira a investir em finanças, multiplicou a riqueza da família tornando-se uma das mulheres mais ricas e poderosas da época.

Sala de Jantar do Museu
Sala de Jantar 

Informações

Museu Casa da Hera

Casa – de terça a sexta, das 10 às 17h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
Chácara – de segunda a sexta, das 10 às 17h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
* Os portões da Chácara fecham às 16h30. Os visitantes que entrarem até este horário poderão permanecer no Museu até às 17h.
Entrada é gratuita.

Agendamento de grupos: (24) 2471-2961 / (24) 2471-2961 ou casadahera@museus.gov.br