Petrópolis ganha reforço na sinalização turística

museu-imperial-petropolis(2)

Com 95% dos hotéis lotados neste réveillon, Petrópolis confirma sua posição de destaque no cenário turístico do Brasil. Atenta ao monitoramento do fluxo de visitantes na região, a Secretaria de Estado de Turismo/TurisRio instalou na última quarta-feira (06/01) novas placas de sinalização turística para auxiliar o deslocamento de quem sobe a Serra.

Os novos equipamentos destacam a cultura e a gastronomia locais. O conteúdo e a localização das placas foram desenvolvidos em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis. A proposta é valorizar as peculiaridades do município, e ambientalizar o turista sobre os principais atrativos da região.

Nesta primeira etapa de instalações, serão priorizadas a relação com história do Brasil, com a tradicional e concorrida cozinha petropolitana e com a mais recente atração da Serra Verde Imperial, as cervejarias artesanais, sucesso absoluto entre os pontos de visitação da cidade. As placas serão instaladas nos dois lados da BR040, principal via de acesso à cidade para quem sai do Rio de Janeiro ou de Minas Gerais.

– Petrópolis faz parte dos principais indutores turísticos fluminenses. Sem dúvidas, uma das cidades mais concorridas do Brasil. Para que este sucesso se mantenha e continue em linha de crescimento, é fundamental que ações como esta sejam cada vez mais frequentes, ampliando sua capacidade de serviços e infraestrutura física – explica o secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, que estará na cidade para acompanhar a funcionalidade das placas nesta quarta-feira.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

De acordo com a analista de sistemas, Claudia Medeiros, que visita a cidade a cada dois meses, a potencialização do leque de informações os turistas é vital para difundir a identidade do município, e auxiliar turistas em novas propostas de lazer e atividades culturais.

– Sem informação, a pessoa que não conhece a cidade acaba deixando de aproveitar programas que só quem vive aqui ou quem vem sempre conhece. Isso vai contribuir para ajudar quem vem sem roteiro definido – diz a turista.

Outros municípios contemplados

Resultado de parceria com o Departamento de Estradas e Rodagens, o programa de Valorização da Sinalização Turística do interior já contemplou outras onze cidades, entre as quais Armação dos Búzios, Cabo Frio e Valença.

Informações: Secretaria de Turismo RJ