Governo do Estado inicia Plano Estratégico de Sinalização Turística

totens

O Governo do Estado deu início, esta semana, a elaboração do primeiro Plano Estratégico de Sinalização Turística do Estado do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Turismo/TurisRio com o Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA), que ficará responsável pela elaboração do projeto. A proposta da Setur/TurisRio é implementar a atualização dos equipamentos de sinalização dos municípios das doze regiões turísticas do Estado.

– Sinalização é um dos pontos de maior demanda por parte dos turistas. Nossa proposta é potencializar e atualizar toda essa infraestrutura, gerando mais segurança e facilidade aos visitantes das cidades fluminenses. Esperamos finalizar a primeira etapa de instalações ainda no primeiro semestre de 2016, a fim de auxiliar o público gerado pelos Jogos Olímpicos, que também visitará o interior – explica o secretário Nilo Sergio Felix.

Sinalização_Rio_05_15

Os locais onde deverão ser instaladas as placas e pórticos, confeccionados pelo DER, serão alinhadas pela Secretaria de Turismo/TurisRio com as prefeituras municipais. A Região de Agulhas Negras será a primeira contemplada pelo trabalho. A estrutura viária das cidades de Itatiaia, Resende, Porto Real e Quatis já estão sendo analisadas pelas equipes técnicas. Também já foi iniciado contato com a administração da Nova Dutra, uma das principais áreas de interesse desta fase do Plano.

– O IEEA tornou-se referência em projetos de sinalização turística, esse TCT assinado com a Setur/TurisRio faz parte do trabalho, que estamos desenvolvendo, visando a padronizar toda a sinalização, atendendo as normas técnicas vigentes – explica José Francisco de Araújo Boechat – presidente do Instituto.

n2221

Fonte: Secretaria de Turismo