Prefeitura do Rio apresenta planejamento operacional para o Réveillon de Copacabana

A Prefeitura do Rio apresentou o esquema operacional para o Réveillon de Copacabana, evento que celebra a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 e o centenário do samba. A partir de hoje (30) haverá um esquema especial na região do Aterro do Flamengo, Botafogo, Ipanema, Leblon, Lagoa e Copacabana, para minimizar os impactos no trânsito. O planejamento foi elaborado em conjunto pelas secretarias de Turismo, Transportes, Saúde, Ordem Pública e Conservação, além de órgãos como Comlurb, CET-Rio e Guarda Municipal. Representantes da Capitania dos Portos, Polícia Civil, Metrô e SuperVia participaram da apresentação no Centro de Operações Rio, na Cidade Nova.

As interdições começam a partir das 7h de amanhã (31/12), com o bloqueio da pista da Avenida Atlântica junto à orla para a implantação da área de lazer e a inversão da mão na pista junto aos prédios. A operação contará com a participação de 985 agentes, entre guardas municipais e controladores de tráfego, 65 viaturas e 90 motocicletas, para garantir fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários. Serão utilizados 43 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as alterações no trânsito, os horários e os locais dos bloqueios, as restrições de estacionamento e as condições do tráfego.

paraficar

“A grande celebração é a harmonia entre as pessoas, por isso contamos com o apoio da população para que tudo dê certo. É importante dar preferência ao transporte público, evitar garrafas de vidro e não levar fogos porque os instalados nas 11 balsas garantem um espetáculo inesquecível. Vale ressaltar que o turismo na cidade, com a rede hoteleira praticamente ocupada, está em alta com a previsão de receber 857 mil turistas, movimentando cerca de R$ 4 bilhões de reais na economia carioca” — disse o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a região impactada pelo evento, permitindo que técnicos da CET-Rio façam ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento. O estacionamento de veículos nas principais vias de Copacabana será proibido a partir das 6h desta quarta (30/12), inclusive para os moradores do bairro. Para evitar transtornos na chegada e saída do evento, a Secretaria Municipal de Transportes recomenda o uso do transporte público, principalmente o metrô, que terá quatro estações (Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e General Osório) para atender o público. O Metrô Rio disponibilizou 143 mil bilhetes exclusivos para a festa com horários predeterminados.

 A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, 28 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados no entorno para desobstrução das vias em caso de enguiço de algum veículo. “Todo esse planejamento de mobilidade visa dar segurança e conforto na virada do ano em Copacabana. Há quatro anos, aqueles engarrafamentos na Nossa Senhora de Copacabana não acontecem mais graças ao plano operacional da prefeitura” — explicou o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani.

as-interdicoes-comecam-a-partir-das-7h-de-quinta-feira-3112-com-o-bloque

Trânsito — principais interdições e alterações

O bairro de Copacabana terá 29 pontos de bloqueio. Os principais são:

 A partir das 7h do dia 31/12/2015

Bloqueio da pista da Av. Atlântica junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre em todos os domingos e feriados, incluindo, ainda, a pista da orla no Leme.

Inversão de mão na Av. Atlântica na pista junto às edificações, também como ocorre em todos os domingos e feriados.

A partir das 15h do dia 31/12/2015

Interdição total da Av. Atlântica, incluindo a pista junto às edificações.

 A partir das 18h do dia 31/12/2015 às 05h do dia 01/01/2016

Fechamento externo dos acessos a Copacabana: Ipanema, Lagoa (Corte de Cantagalo), Túnel Velho e Enseada de Botafogo, exceto para ônibus de linha regular, táxis e veículos portadores do cartão de”trânsito livre”.

 A partir das 22h do dia 31/12/2015 às 05h do dia 01/01/2016

Fechamento total dos acessos a Copacabana inclusive para ônibus, táxi e veículos portadores do cartão de “trânsito livre”.

A partir das 05h do dia 01/01/2016

Os acessos à Copacabana serão liberados para todos os veículos, permanecendo a interdição da Av. Atlântica, em ambas as pistas.

A partir das 10h do dia 01/01/2016

A pista da Av. Atlântica junto às edificações será liberada ao tráfego, funcionando com a mão invertida (sentido do Posto 6 para o Leme), como ocorre em todos os domingos e feriados.

A partir das 19h do dia 01/01/2016

Término da área de lazer, com abertura ao tráfego da pista da Av. Atlântica junto à orla. Nesse horário, a pista junto as edificações retorna ao seu fluxo normal em toda a Av. Atlântica.

Interdiçoes adicionais

 A partir das 18h do dia 31/12/2015 até às 19h do dia 01/01/2016

Av. Vieira Souto e Delfim Moreira- Fechamento da pista junto à orla e reversível na pista junto às edificações (similar à área de lazer).

Créditos: Jornal do Brasil