PortalGeo mapeia ciclovias do Rio com tecnologia da imagem

Rio-de-Janeiro-4

Com o objetivo de mapear e gerenciar a mobilidade urbana, o Instituto Pereira Passos (IPP) e a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio do Sistema Municipal de Informações Urbanas (Siurb), mantêm o PortalGeo, um site web baseado na plataforma ArcGIS, distribuída no país pela Imagem, empresa líder em Sistemas de Inteligência Geográfica (GIS), que possui diversos mapas da capital fluminense, incluindo os Mapas Digitais do Rio de Janeiro de Ciclovias e de Transporte Público.

Com a iniciativa, o IPP, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio ambiente (Smac) – gestora do programa Rio Capital da Bicicleta, que mantém atualizada a base das rotas cicloviárias no município – e a ONG Transporte Ativo, registrou as ciclovias de todo o município, bem como bicicletários para que os praticantes de ciclismo (profissionais, amadores e usuários comuns) possam usufruir de toda a infraestrutura que a cidade oferece.

>> Para acessar o resultado do mapeamento e dos registros colhidos dos 380 km de ciclofaixas e bicicletários espalhados pela cidade, clique aqui.

Já os dados de transporte são mantidos nos mapas em parcerias com a Secretaria Municipal de Obras (para os sistemas de transporte que estão em construção), Secretaria Municipal de Transportes e FETRANSPOR. O IPP espera poder colaborar para que a população tenha conhecimento de todas as opções de transporte público (terrestres e aquáticos) em operação e em construção na cidade, podendo assim planejar seus deslocamentos e conhecer melhor as ações da Prefeitura.

5491001f
Os mapas cobrem toda a área da cidade do Rio de Janeiro e têm funções básicas de consulta das informações, permitindo visualizar imagens de satélite, rotas e vias de trânsito, ícones de identificação dos serviços públicos, entre outras funcionalidades. É possível visualizar as melhores rotas para fazer uma integração entre o transporte ativo, o cicloviário, e o transporte público, por exemplo, e até mesmo achar os bicicletários mais próximos para estacionar sua bicicleta.