Concurso elege as maravilhas gastronômicas do Estado do Rio

imagem-1

Rico em atrativos naturais, históricos e culturais, o Estado do Rio também é reduto de delícias culinárias. Para difundir essa produção gastronômica, a terceira edição do concurso “Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio” vai eleger, com a ajuda de votação popular na internet, as melhores iguarias e produtos fluminenses. A votação já está sendo realizada através do site projetomaravilhas.com.br e vai até o dia 31 de outubro.

Idealizada pelo jornalista e autor do livro “Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro” (Editora Senac), Chico Junior, a competição – que já foi realizada em 2013 e 2014 – conta com o patrocínio do Governo do Estado, do Senac RJ, da rede de supermercados Zona Sul, além do apoio da Fecomércio RJ.

captura_de_tela_2015-09-17_as_22.14.16

Degustações serão abertas ao público

No próximo dia 29 serão realizadas rodadas de degustação dos finalistas nas categorias Conservas, Pastas & Patês e Mel, na unidade do Senac de Copacabana, localizada na Rua Pompeu Loureiro, 45.  As últimas 60 vagas da temporada de provas serão distribuídas a partir das 15h, com início das atividades de degustação às 16h.

Doze categorias

Em 2015, o concurso reúne 136 produtos participantes distribuídos em 12 categorias: Cachaças, Cafés, Cervejas, Conservas, Doces e Compotas, Embutidos, Laticínios, Mel, Pastas e Patês, Queijos, Da Terra e Da Água. Os quitutes finalistas representam 50 municípios do estado e foram selecionados pela Comissão Organizadora do evento, com indicação dos 81 colaboradores do concurso e inscrição pela internet, conforme os critérios do prêmio. Neste ano, a categoria com o maior número de concorrentes é a de Doces e Compotas, somando 24 produtos, como goiabadas, bananadas, geleias e doces de leite.

Doces-e-Geleias-Mr-Paul_Petropolis

Maravilhas-Gastronomicas-do-Rio-2015-Conservas-e-Pates-Mistura-Fina-Lumiar-Nova-Friburgo maravilha-gastronomica

Os ganhadores de cada categoria serão definidos pelas votações dos internautas e também pela avaliação dos colaboradores e consultores, que degustarão as guloseimas finalistas. O voto dos especialistas terá um peso maior e o júri será composto por profissionais de diversas especialidades, como chefs, sommeliers, empresários, jornalistas, pesquisadores da área de alimentação e agricultura, professores de culinária e membros de entidades ligadas à gastronomia. Os produtos vencedores serão eleitos segundo critérios de sabor, contexto social, histórico, econômico e cultural, além do conhecimento dos jurados para cada categoria. A solenidade de premiação acontecerá no dia 3 de dezembro no Palácio Guanabara.

– O objetivo do concurso é valorizar e dar visibilidade à produção de gastronomia do estado. Existem diversos produtos de excelência que só costumam circular em suas regiões produtoras, como por exemplo, os laticínios de Itaocara e os vegetais orgânicos de Nova Friburgo. Queremos que esses produtos cheguem também no circuito da capital, aproximando o produtor do consumidor final. Muitos chefs e donos restaurantes incluíram produtos e ingredientes em seus cardápios, após os experimentarem nas outras duas edições do prêmio. Isso é gratificante demais porque há uma enorme riqueza gastronômica no Estado do Rio que as pessoas precisam conhecer e prestigiar – afirmou o criador da iniciativa, Chico Junior.

Já o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix, destacou a importância da atividade gastronômica para impulsionar o turismo no estado.

– A gastronomia é um dos itens de maior expressão no hall de atrativos turísticos de uma região. O Estado está sabendo reconhecer tal realidade, incentivando centenas de eventos voltados para o setor, valorizando pratos e produtos alimentícios típicos de nossas cidades. O Maravilhas Gastronômicas está se fortalecendo na agenda turística da capital e do interior – explicou Felix.