Serra Serata festeja a cultura italiana em Petrópolis

maxresdefault

A Serra Serata – Festa Italiana de Petrópolis, iniciada no dia 4, conta com uma programação variada que vai até o dia 13. Em 2015 foi escolhido o tema “Teatro e Poesia”.

Na programação da Serra Serata está prevista muita música, dança folclórica, esquetes teatrais, bandas marciais, shows, comidas típicas, artesanato, exposições, recreação infantil, corais, oficinas de máscaras e de gastronomia italiana, concurso de poesia, festival de filmes e baile de máscaras.

No Palácio de Cristal, intervenções teatrais e decoração temática farão alusão à Commedia dell’Arte, forma de teatro popular que apareceu no século XV, na Itália, e se opôs à comédia erudita. As exposições e exibição de filmes italianos também prometem atrair boa parte do público. Nas mostras se destacam “Gravuras Italianas: A Divina Comédia”, “Raul de Leoni: mestre do verso”, “Raul de Leoni e o Jardim dos Sonetos” e a “70 anos do fim da 2ª Guerra Mundial”. Já para quem aprecia o cinema, há sucessos como “A vida é bela”, de Roberto Benigni e “Habemus Papam”, de Nanni Moretti.

serra_serata_8

dsc_9696 828fdacd49aeb865c4be13426ecef1b3_XL    serra-serata

A Festa

A Serra Serata tem o apoio da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro/TurisRio, é gratuita e trabalha com uma temática para cada edição.

Anteriormente, as comemorações pela imigração italiana eram feitas sob o nome Festa d’Itália, que começaram há 22 anos. Foram realizadas edições no Palácio de Cristal, local de estreia, no bairro de Cascatinha e na Praça da Liberdade. O novo nome – Serra Serata – foi escolhido por trazer a combinação entre as palavras Serra, que constitui uma espécie de marca geográfica da identidade petropolitana, e Serata, que em italiano remete de forma festiva a um período da noite.