Novo catamarã que vai operar na linha Praça XV-Paquetá chega ao Rio

Foto: divulgação

A nova barca Ilha Grande, fabricada pelo estaleiro Inace, do Ceará, tem capacidade para transportar 500 passageiros e segue o mesmo padrão de qualidade das embarcações chinesas adquiridas pelo Governo do Estado para o trajeto Praça XV-Arariboia. A embarcação Ilha Grande passará por registro, homologação, vistoria, teste de mar e deve entrar em operação até o fim do mês de setembro.

A Ilha Grande tem acessibilidade plena e conta com sistema de ar-condicionado, poltronas acolchoadas, bicicletário, maior espaço interno e velocidade. A novidade é o espaço para cargas, antiga reivindicação dos moradores de Paquetá, que agora poderão utilizar a barca para transportar, por exemplo, compras, móveis e eletrodomésticos. Além disso, por ser uma embarcação mais rápida e moderna, o tempo de travessia será reduzido em 20 minutos.

A barca Ilha Grande substituirá a antiga embarcação, da década de 60, que será retirada de operação. A compra dessas barcas faz parte do processo de modernização da frota do sistema aquaviário. Além de duas barcas fabricadas no Brasil, outras sete de 2 mil lugares foram compradas do estaleiro chinês Afai Southern Shipyard para atender à travessia Rio-Niterói. A primeira nova embarcação  a chegar ao Rio, Pão de Açúcar, está em operação desde março. A segunda, Corcovado, entrou em circulação no dia 10 de agosto.

A próxima embarcação chinesa a ser entregue será a Itacoatiara, que já está fazendo teste de mar na China.

Publicado em Governo do Rio de Janeiro