Itaperuna promove 10ª edição do Fórum de Fortalecimento do Turismo

vista-panaoramica-de-itaperuna

Com a missão de exibir projetos, discutir ações e unir lideranças públicas e privadas ligadas à atividade turística do interior do Estado, a Secretaria de Estado de Turismo/TurisRio apresentará em Itaperuna, na próxima quinta-feira (13), a 10ª edição do Fórum de Fortalecimento do Turismo. 

– O nosso Estado é completo em atrativos e muitos ainda são pouco conhecidos, até pelos próprios cidadãos fluminenses. São relíquias históricas, culturais, roteiros gastronômicos e recantos com um potencial sensacional. Nosso trabalho persegue o incentivo e a redescoberta desses pontos para fortalecer o turismo do Rio de Janeiro -, declarou Nilo Sergio Felix, Secretário de Estado de Turismo.

Durante o encontro, representantes dos treze municípios que compõem a região de Águas do Noroeste terão a oportunidade de conhecer os projetos da Setur-RJ e TurisRio, que objetivam potencializar o turismo regional nos próximos anos. Em seguida, representantes de diversas instituições e órgãos de importância para o desenvolvimento da atividade turística, tais como o BPTur – Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, a Comissão de Turismo da Alerj e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, fazem exposições, dão sugestões e apresentam ações de sucesso que podem ser repetidas em outras cidades.

O evento acontecerá no Sebrae de Itaperuna, na Avenida Cardoso Moreira Rua, nº 948 – Centro, das 9h às 14h.

dsc047841

A Região
Composta por treze municípios, a região turística Águas do Noroeste encanta os visitantes pelo clima de tranquilidade, característico das cidades do interior. A cidade de Aperibé tem como principal atrativo a Serra da Bolívia, um maciço de aproximadamente 400 metros de altitude, que atrai visitantes praticantes de esportes radicais. As cachoeiras de Bom Jesus de Itabapoana são muito procuradas pelos turistas. Cambuci oferece, além de várias opções ligadas ao ecoturismo, importantes atrativos históricos. A cidade de Italva é conhecida como “Cidade do Quibe” devido à forte presença de árabes na região. Itaocara possui uma construção única no mundo em homenagem à “Rainha das Ciências”, a matemática. O município de Itaperuna se destaca pelo monumento do Cristo Redentor, segundo maior do Brasil, com 20 metros de altura, localizado no topo mais alto do município, Morro do Castelo. Laje do Muriaé apresenta toque típico de interior, preservando e valorizando as manifestações folclóricas, artesanato e o turismo rural. Um dos mais belos atrativos de Miracema são suas cachoeiras, próprias para o banho e localizadas em regiões com vasta vegetação. É em Natividade que está situado o Sítio dos Milagres, conhecido como o local onde ocorreram aparições de Nossa Senhora. O lugar é uma réplica do Santuário em Éfeso, na Turquia. Porciúncula é a cidade ideal para praticar asa delta ou parapente, modalidades que já integraram campeonatos na região. A cidade de Santo Antônio de Pádua é uma ótima escolha para quem procura praticar esportes radicais e apreciar a natureza. Quem chega a São José de Ubá pode desfrutar da paisagem verde, dos lagos e da tranquilidade local. A cidade de Varre-Sai possui inúmeras fazendas e casarões, além de parque ecológico, grutas e cachoeiras.

280px-RiodeJaneiro_Municip_Itaperuna.svg