Theatro Municipal sedia a II Semana do Violino com palestras e concertos diários

De 22 e 28 de junho, a II Semana do Violino contará com palestras e concertos realizados por violinistas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Neste ano, o evento vai se debruçar sobre o gênero sonata, cujo processo de nascimento e transformação se deu muito próximo ao desenvolvimento do repertório violinístico.

semana_do_violino_ii__2015__low__leonardo_lacerda__credito_divulgacao_1434751385

Leonardo Lacerda, palestrante e concertista da II Semana do Violino  (Crédito: Divulgação)

O evento – com produção e direção artística do violinista Ayran Nicodemo, integrante da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal – vai traçar um breve panorama das histórias da música e do violino, começando com os compositores barrocos até a ampliação dos horizontes por Ludwig van Beethoven, a consolidação do Romantismo com Niccolò Paganini, Felix Mendelssohn e Johannes Brahms, e finalmente em seus desdobramentos, aqui no Brasil, com Leopoldo Miguez, Ernst Mahle, César Guerra-Peixe e Heitor Villa-Lobos. O evento será realizado diariamente no Teatro B, no Prédio Anexo, com ingressos a R$ 10,00, oferecendo concertos precedidos por palestras de uma hora ministradas por compositores e intérpretes como Paulo Bosísio, Paulo Dantas, Ricardo Amado, Luis Otávio Santos, Edson Queiroz, Leonardo Lacerda e Adonhiran Reis.

“É muito gratificante receber no Theatro Municipal este evento em torno de um instrumento tão fundamental para a música de concerto como o violino. Muito interessante também é a abordagem do tema sonata, um termo sempre recorrente na História da Música”, comenta o Maestro Isaac Karabtchevsky, Presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

“A Semana do Violino possui dois objetivos muito bem definidos: promover a cultura violinística e aproximá-la do dia a dia das pessoas. E é com o foco didático que as palestras antes de cada concerto têm sua razão de ser. É necessário compartilhar seu universo, seu contexto, concomitantemente à prática musical, permitindo assim que os cariocas possam usufruir e se apropriar do tesouro que é este patrimônio secular da humanidade”, declara Ayran Nicodemo, produtor e diretor artístico do evento.

semana_do_violino_ii__2015__low__ayran_nicodemo__credito_divulgacao_1434751277Violinista Ayran Nicodemo, produtor e diretor artístico da II Semana do Violino  (Crédito: Divulgação)

No dia 22, segunda-feira, a programação musical começa com as intensas e pouco executadas sonatas Desesperance, de Heitor Villa-Lobos, por Ricardo Amado (violino) e Flávio Augusto (piano). Na terça, dia 23, o concerto de Leonardo Lacerda (violino) e Celso Faria (violão) trará sonatas escritas para estes dois instrumentos, enquanto, na quarta, dia 24, o Duo Queiroz Gazire interpreta a integral das três sonatas do grande mestre do Romantismo, Félix Mendelssohn. Na quinta, dia 25, o violinista Adonhiran Reis e a pianista Kátia Baloussier executam sonatas de Leopoldo Miguez e César Guerra-Peixe, além de algumas peças do violinista brasileiro Manuel Joaquim de Macedo. Na sexta, Paulo Bosísio (violino) e Flávio Augusto (piano) apresentam as arrebatadoras e apaixonantes sonatas de Johannes Brahms, auge do Romantismo alemão. No sábado, dia 27, Luis Otávio Santos e João Rival executarão as sonatas barrocas com cravo e violino barroco, instrumentos de época que possui diferenças significativas em relação ao violino moderno. No domingo, dia 28, o Duo Stretto interpreta duas das mais conhecidas sonatas de Ludwig van Beethoven, a Sonata Primavera e a famosa A Kreutzer.

Do dia 22 ao dia 27 de junho, as palestras acontecem sempre às 19h, seguidas de concertos às 20h. No dia 28, domingo, a palestra terá início às 17h e o concerto às 18h.

Programação:

Dia 22 de junho:

Palestra: Professor Paulo Dantas

Concerto: Ricardo Amado e Flávio Augusto – Villa-Lobos e Grieg

Dia 23 de junho:

Palestra: Ricardo Amado

Concerto: Leonardo Lacerda e Celso Faria – Violino e Violão

Dia 24 de junho:

Palestra: Leonardo Lacerda

Concerto: Duo Queiroz Gazire (Edson Queiroz e Valéria Gazire) – Felix Mendelssohn

Dia 25 de junho:

Palestra: Edson Queiroz

Concerto: Adonhiran Reis e Kátia Baloussier – Leopoldo Miguez, César Guerra-Peixe, Manuel Joaquim de Macedo

Dia 26 de junho:

Palestra: Adonhiran Reis

Concerto: Paulo Bosísio e Flávio Augusto – Johannes Brahms

Dia 27 de junho:

Palestra: Paulo Bosísio

Concerto: Luis Otávio Santos e João Rival – Sonatas Barrocas

Dia 28 de junho:

Palestra: Luis Otávio Santos

Concerto: Duo Stretto (Ayran Nicodemo e Pablo Panaro) – Beethoven

Fonte: Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro