Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

Rio-de-Janeiro-Arcos-da-Lapa-e-Catedral-Metropolitana
A Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro ou Catedral Metropolitana, como é mais conhecida, localiza-se no centro do Rio e é um dos principais cartões postais da cidade.

 Cercada por prédios emblemáticos do centro comercial do Rio, a construção chama a atenção pelo seu formato pouco usual, cônico, e pelas proporções: a catedral possui 106 metros de diâmetro (base) e 96 metros de altura. Seu interior tem capacidade para abrigar 20 mil fiéis.

Catedral Metropolitana
Estátua do Papa João Paulo II, localizada no pátio da Catedral, de frente para a Avenida Chile

Inaugurada em 1976, com projeto do arquiteto modernista Edgar Oliveira da Fonseca e coordenação de Monsenhor Ivo Antônio Calliari, a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro foi cenário de momentos marcantes para os católicos, como a visita do Papa João Paulo II, em 1980, e a missa realizada pelo Papa Francisco, em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude daquele ano.

Papa Francisco JMJ 2013 Catedral Metropolitana

A arquitetura e o acervo da catedral são atrações à parte, com esculturas, imagens e vitrais deslumbrantes. Logo na entrada, um portal composto de 48 placas de bronze com baixos-relevos abordando temas relacionados a fé recebe os visitantes. Os vitrais multicoloridos de 60 metros de altura – indicando os quatro pontos cardeais – se estendem nas paredes até à cúpula da construção, projetando uma iluminação mística no interior da catedral.

Catedral Metropolitana Vitrais

Catedral Metropolitana Rio

As esculturas sacras da catedral são de autoria do artista Humberto Cozzi. No subsolo, está localizado o Museu de Arte Sacra, que dispõe de uma coleção de esculturas, murais e obras de arte. Os destaques do museu são a fonte usada para batizar os príncipes da Família Real, a estátua de Nossa Senhora do Rosário, o trono de D. Pedro II e a Rosa de Ouro concedida à Princesa Isabel pelo Papa Leão XIII, celebrando a assinatura do Ato de Abolição da Escravatura no Brasil.

5226204461_543515c1ff

02_creditos_MR

03_creditos_MR

Capa-Segundo-A

Em ocasiões especiais e datas comemorativas, a Catedral Metropolitana do Rio ganha iluminação especial.

7629023660_5b9179e7d1_z

Informações: 

Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

Endereço: Avenida República do Chile, 245 – Centro – Rio de Janeiro

Visitação: diariamente, 6h às 19h

Missas: Segunda a Sexta, 11h – Sábado e Domingo, 10h