Parque Ecológico Chico Mendes: lazer e preservação ambiental

Criado em 1989 com o objetivo de preservar o entorno da Lagoinha das Tachas, habitat de espécies de fauna e flora consideradas raras e ameaçadas de extinção, o Parque Ecológico Chico Mendes possui 40 hectares de extensão e quase 5 km de trilhas, espaços para lazer e educação ambiental.

O parque – batizado em homenagem ao líder seringueiro do Acre, Chico Mendes, que lutou pela preservação da Floresta Amazônica -, está localizado em área de restinga, na planície arenosa da Baixada de Jacarepaguá.

Parque Ecológico Chico Mendes

1403825090

Fauna e Flora do Parque Ecológico Chico Mendes

No parque há uma grande variedade de plantas e formações florestais, incluindo exemplares de Mata Ciliar (20 a 25 metros de altura) e de Mata de Galeria (de 20 a 30 metros de altura). Espécies como a Clúsia ou Cebola-da-Praia e árvores como a Aroeira e a Pitanga estão espalhadas pelas trilhas.

Outra espécie de árvore presente no parque, a Figueira-vermelha, serve de alimento para Preguiças, Morcegos e várias aves. A Figueira-vermelha é uma árvore frondosa, típica da Mata Atlântica, que utiliza raízes adaptadas que se fixam no solo arenoso.

Além do Jacaré-de-papo-amarelo, figura ilustre do local, outros répteis vivem no parque, como os lagartos Teiú, Ameiva e Calango. Entre os mamíferos, podemos observar além da Preguiça, o Gambá e a Capivara.

O Parque Chico Mendes possui cerca de 120 espécies de aves. Galinhas d’água, Frangos d’água, Jaçanãs ou Cafezinhos (na foto abaixo), Sabiás, Tiês-Sangue, Rolinhas-da-Restinga e uma infinidade de passarinhos podem ser vistos e ouvidos em uma visita ao Parque.

Jacana-jacana-470x260

Já foram descritas cerca de 100 espécies de borboletas que são consideradas bio-indicadoras de um meio ambiente saudável. A Borboleta-da-praia, por exemplo, pode ser observada atualmente com bastante frequência no Parque Chico Mendes. Ela tem hábito solitário e põe somente um ovo, que leva aproximadamente 3 dias para eclodir. As lagartas alimentam-se das folhas da “Jarrinha” – vegetal da espécie Aristolochia macroura – e os adultos de néctar das flores e de frutas.

A administração do Parque Ecológico Chico Mendes está sob responsabilidade da Fundação RIOZOO e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ambas ligadas à Prefeitura do Rio.

Informações:

Funcionamento: de terça a  domingo, das 8h Às 17h

Localização: Avenida Jarbas de Carvalho, 679 – Recreio dos Bandeirantes (Portal de Sernambetiba)

Entrada franca

Contato: 21 2437-6400.

Visitas Guiadas

Através de agendamento, o Parque oferece visitas guiadas, cursos, palestras e oficinas de desenho e pintura.