IX Encontro de Ceramistas em Paraty – Palestras, Oficinas e Exposições

Considerada um pólo da cerâmica nacional, Paraty possui 15 ateliers e mais de 30 Ceramistas.

Entre os dias 2 e 5 de abril acontece a 9ª edição do Encontro de Ceramistas em Paraty. Promovido pelo Instituto Arte4 com apoio da Eletronuclear e da Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a programação é diversa e permite aos ceramistas experientes e também aos curiosos a oportunidade de se aproximar desta arte milenar que envolve o domínio do barro e do fogo. Na tenda montada no Largo da Igreja de Santa Rita acontecem cursos e demonstrações ao vivo, entre elas a queima de Raku. A novidade deste ano é o “Torno Livre”, um espaço de experimentação da técnica de modelar em torno mecânico.

A curadoria do Encontro é do Ceramista paratiense Dalcir Ramiro.

O convidado especial desta edição é o português Alberto Cidraes, que celebra 70 anos de vida e 40 anos de cerâmica na cidade de Cunha, em São Paulo. Seu trabalho procura desenvolver a tendência natural da argila à atemporalidade – o antigo e o moderno são conceitos que se fundem nas obras de Cidraes. As cidades de Cunha e Paraty estão ligadas pela cerâmica desde a década de 1970, quando, junto a Alberto Cidraes, Toshiyuki Ukeseki e Mieko, Dalcir Ramiro produziu as primeiras edições do Encontro.

Convidados Internacionais:
René Le Denmat (França/ Cunha – SP) e Alice Diniz (Portugal)

Ceramistas Convidados:
Daniel Maillet, Taciana Amorim, Luciano Almeida, Máyy Koffler, Ivone Shirahata, Florian Raiss, Sara Carone, Alina Fonteneau, Laerte Ramos, Shoko Suzuki e Nelise Ometto.

Ceramistas de Paraty:
Antônio Miranda, Armando Sato, Berenice Rameck, Carlos Esteban, Cecília Monaco, Célia Flud, Cida Stofel, Dalcir Ramiro, Davi Cananéa da Silva, Eliana Mota, Felipe Alcântara, Germana Arthuso, Ieda Nahas, Iracelis Porto, Jorge Pessoti, Lilian Braga, Lucia Gomes, Luciana Marsilio, Lulu Silva Telles, Marcos Mauricio, Maria Freire, Marisa Bidone, Marta Viana, Max Schetty, Nino Condessa, Otavio Cambiaghi, Patrícia Sada, Patrícia Solari, Renata del Campo, Wander Marcilio e Zulmira Gibrail.

Programação Completa

De 02 a 05 de abril de 2015
IX Encontro de Ceramistas em Paraty
Local: Tenda do Largo da Igreja de Santa Rita e Casa da Cultura de Paraty

De 02 de abril a 03 de maio
Exposição do convidado especial Alberto Cidraes
Exposição dos ceramistas convidados
Exposição dos ceramistas de Paraty
Local: Casa da Cultura de Paraty

De 02 de abril à 03 de maio
Exposição Santeiros
Wandecok Cavalcanti
Felipe Alcantara
Acervo do Museu de Arte Sacra
Local: Museu de Arte Sacra
Largo da Igreja de Santa Rita

De 01 a 30 de abril
Exposição Grupo da Terra 10 anos
Local: Rua da Praia, 74
Centro Histórico

Fonte: Blog Oficial do Evento