Personalidades do Rio – Silvio Santos

Silvio Santos, nome artístico de Senor Abravanel, nasceu no dia 12 de dezembro de 1930, no bairro boêmio da Lapa, Centro da Cidade do Rio de Janeiro.

Aos catorze anos já era camelô, trabalhando no centro do Rio de Janeiro, geralmente entre a avenida Rio Branco e a rua Sete de Setembro junto com o irmão Leon e um amigo.

“Como camelô, eu já era um empresário. Mantinha três funcionários. Um ficava olhando quando vinha o rapa. O outro cuidava do estoque de canetas e o terceiro funcionava como farol. Ele chegava de 15 em 15 minutos e dizia: ‘Gostei da caneta, me dá uma’, chamando a atenção dos clientes.”

Silvio Santos é conhecido por sua irreverência e criatividade

“Quase tudo o que sei sobre o público, aprendi com um domador de circo. O público é como um leão, se você tiver medo, ele te devora!”

– Silvio Santos, em entrevista para a Revista Veja, em 1969.

Silvio com esposa e filhas

“Todas as coisas são difíceis. Todas as coisas tem que ser lutadas. E quando você consegue uma coisa fácil, desconfie, porque ela não é tão fácil quanto parece.”

– Silvio Santos, 30 anos do SBT no Hotel Jequitimar, 2011.

Em 2001, o apresentador foi homenageado no Carnaval do Rio de Janeiro.

Dono de uma vasta coleção de prêmios, conquistados ao longo de sua carreira como empresário e apresentador, Silvio Santos agora também é comendador. Em outubro de 2014, o Comunicador foi condecorado com a Comenda da Ordem do Mérito Infante Dom Henrique pela Casa de Portugal. Silvio recebeu a honraria por ser descendente de Dom Isaac Abravanel, um filósofo, financista e membro de umas das mais distintas e antigas famílias judaicas provenientes da Espanha e de Portugal.

– Quem quer dinheiro??

– Eu, patrão!