Passeios gratuitos celebram os 450 anos do Rio

O calendário das comemorações de 450 anos do Rio vai oferecer aos cariocas a oportunidade de conhecer mais sobre a história da Cidade por meio de passeios guiados. Para o mês de janeiro, o Comitê Rio 450 programou caminhadas gratuitas que mostram diferentes aspectos da cultura carioca.

Na próxima segunda, dia 12, o roteiro organizado pelo professor João Baptista Ferreira de Mello, do programa Roteiros Geográficos do Rio, apresenta o passeio “As Catedrais de São Sebastião do Rio de Janeiro”, relembrando que outros templos antes da atual Catedral Metropolitana, cujo nome oficial é Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, já tinham sido assim chamadas. Não é necessário fazer agendamento.

O ponto de encontro é às 10h na Igreja das Irmandades Negras de  Rosário e Benedito, mais conhecida como Igreja do Rosário. O templo da Rua Uruguaiana foi Catedral de São Sebastião, entre 1737 e 1808. Foi nesta igreja que a Família Imperial agradeceu a bem sucedida travessia entre Portugal e Brasil, em 1808. O passeio passa ainda pelas igrejas da Santa Cruz dos Militares e de Nossa Senhora do Carmo, que foram catedrais dedicadas ao padroeiro em outros momentos.

Já o projeto Rolé Carioca, patrocinado pela universidade Estácio de Sá, recebe os cariocas, às 9h, em frente ao Paço Imperial para fazer um passeio pelos arredores da Praça XV no próximo dia 25 de janeiro. O roteiro revelará a riqueza da arquitetura colonial, ali representada pelo próprio paço e pelo Chafariz do Mestre Valentim, um dos maiores  artistas brasileiros do século 18. Basta comparecer ao ponto de encontro, mas também é possível confirmar presença pela página de Facebook do Rolé Carioca.

No mesmo dia 25, os idealizadores do Rio Free Walking Tour partem da Praça General Osório, às 16h30, para um roteiro inspirado na bossa nova. Os participantes vão conhecer a esquina onde Tom Jobim e Vinicius de Moraes viram Helô Pinheiro passando a caminho do mar, cena que inspirou a canção Garota de Ipanema. A recém-inaugurada estátua de Tom Jobim está incluída no passeio que se encerra com a tradicional saudação ao pôr do sol.