Niterói, a Cidade Sorriso

O MAC – Museu de Arte Contemporânea, projetado por Oscar Niemeyer, é o principal símbolo de Niterói

 

Com 441 anos de história, Niterói tem muito mais a oferecer do que apenas a bela vista do Rio de Janeiro. Com apenas 9 anos a menos que a ‘Cidade Maravilhosa’, a ‘Cidade Sorriso’ – linda por natureza – é aclamada por moradores e turistas.

Espaço Cultural Correios Niterói

 

Da arquitetura clássica dos prédios históricos do Centro da cidade à modernidade do MAC – Museu de Arte Contemporânea, projetado por Oscar Niemeyer, o que não falta em Niterói são opções para apreciar a beleza em todas as suas formas, seja ela natural ou construída pelo homem.

Conhecida como berço de vários artistas e dotada de grande efervescência cultural, Niterói tem vocação para a cultura. O Teatro Municipal de Niterói, espaço cultural mais nobre da cidade,  já recebeu grandes nomes da música brasileira e internacional.

Teatro Municipal de Niterói

 

Nikity, como é chamada pelos mais chegados, também é uma cidade repleta de praias deslumbrantes, possuindo um total de 11 quilômetros de orla. Tem praias para todos os gostos: das mais calmas, excelentes para a pescaria, até as de ondas mais fortes, paraíso para a prática do surfe.

A Praia de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, possui uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro.

 
Surfista na praia de Itacoatiara

 

Parques e Natureza
Para os amantes da natureza, existem três grandes opções na cidade. A primeira é o Parque Prefeito Ferraz, conhecido como Campo de São Bento, localizado no Bairro de Icaraí, Zona Sul da Cidade. O parque possui diversas espécies de árvores, coreto, pista de patinação/skate e parquinho com brinquedos para as crianças. O Campo de São Bento ainda abriga o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, que recebe semanalmente apresentações de artistas da cidade.

Campo de São Bento

 

Lago principal do Campo de São Bento

 

A segunda opção é a preferida dos amantes de caminhadas, trilhas e esportes radicais: o Parque Estadual da Serra da Tiririca. Praticantes de rapel e escalada se penduram diariamente, cheios de coragem, nos íngremes paredões do parque. Há espaço tanto para iniciantes como para os veteranos da modalidade.

Conhecida por ter sido campo de estudo de Darwin, a Serra da Tiririca abriga áreas com mata Atlântica, restingas, costões rochosos, mangues e banhados. E sua fauna exibe mais de 150 espécies de aves, além de inúmeros exemplares de anfíbios, répteis e mamíferos de pequeno tamanho. Quem se aventura por suas trilhas ganha de presente um belíssimo panorama da Região Oceânica de Niterói, com vista para a praia de Itacoatiara.

Vista da Serra da Tiririca

 

O Parque da Cidade é uma Área de Preservação Ambiental (APA) do município, localizado no Bairro de São Francisco, numa altitude de 270 metros. Possui um mirante com visão panorâmica das praias Oceânicas de Niterói, da Baía de Guanabara e do mar aberto, além da Ponte Rio- Niterói, Pão de Açúcar, Cristo Redentor,  Pedra da Gávea, entre outros pontos turísticos do Rio de Janeiro.

O parque é muito freqüentado por praticantes de vôo livre que encontram duas rampas para a prática deste esporte.

O acesso pode ser feito de carro, bicicleta ou a pé.

Vista do Parque da Cidade

 

Salto de Parapente no Parque da Cidade

 

Com tantas belezas, há muitos motivos para Niterói ser a ‘Cidade Sorriso’, concordam?