Complexo Esportivo do Maracanã

O Complexo Esportivo do Maracanã compreende o Estádio do Maracanã, o Ginásio Maracanãzinho, o Parque Aquático Júlio Delamare e o Estádio de Atletismo Célio de Barros.

O Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, foi inaugurado em 16 de junho de 1950 para a Copa do Mundo daquele ano. Localizado na zona norte do Rio de Janeiro, seu nome é originado do Rio Maracanã, que cruza o vizinho bairro da Tijuca. A propósito, o bairro do Maracanã fazia parte da Tijuca e foi criado devido a construção do estádio. Atualmente, a capacidade do Maracanã é de 78.838 espectadores, sendo o maior estádio do Brasil. O Maracanã foi uma das sedes dos Jogos Pan-americanos de 2007 e da Copa do Mundo de 2014. O Ginásio multiuso conhecido como Maracanãzinho foi inaugurado em 1954 para receber grandes eventos esportivos e shows musicais.

Próximo ao Complexo esportivo existem muitos bares e restaurantes, além de concorridos points em frente a UERJ e ao longo da Boulevard 28 de setembro, no bairro de Vila Isabel.

bares-proximos-ao-maracana-ficam-cheios-antes-do-amistoso-1370196044372_956x500

Homenagens

No aniversário de 50 anos do Estádio, em 2000, foi inaugurada a Calçada da Fama, onde grandes futebolistas eternizaram a marca de seus pés. O Museu do Futebol foi inaugurado em 2006 e conta a história do Maracanã, do futebol do Rio de Janeiro e da Seleção Brasileira de Futebol.

Maracanã em dia de Jogo da Seleção Brasileira
Calçada da Fama
Estátua no Maracanã – merecida homenagem a Arthur Antunes Coimbra, o craque Zico
Pertences de Manuel Francisco dos Santos, o grande jogador Mané Garrincha
Ginásio Gilberto Cardoso, o Maracanãzinho
Parque Aquático Júlio Delamare
Estádio de Atletismo Celio de Barros